Fundador do movimento Capitalismo Consciente fará evento na Ufal

Thomas Eckschmidt é referência na área de ‘Negócios Arretados’ e também fará palestra para empresários, em Arapiraca e Santana do Ipanema
Por Manuella Soares - jornalista
04/05/2023 13h50 - Atualizado em 04/05/2023 às 17h25
Thomas Eckschmidt fará evento na Ufal

Thomas Eckschmidt fará evento na Ufal

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca e da Unidade Educacional de Santana do Ipanema do Campus do Sertão terão a oportunidade de participar de uma oficina ministrada por Thomas Eckschmidt, o fundador do movimento capitalismo consciente no Brasil, no Peru e na Colômbia. O evento será realizado na próxima terça-feira (9) e faz parte da programação do Circuito Alagoano de Startups.

A Oficina de Negócios Arretados, nome usualmente dado ao tema de negócios conscientes, vai acontecer em dois momentos diferentes: primeiro às 14h, na sede Campus Arapiraca, e, às 19h30, na Ufal em Santana do Ipanema.

O professor Egberto Pedro da Silva adianta que a oficina “consiste em um conjunto de atividades que têm como objetivo estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento de negócios conscientes [arretados], apresentando os quatro pilares dos negócios arretados e assessorando os empreendedores no desenvolvimento do propósito evolutivo de seus negócios”.

A programação do Circuito Alagoano de Startups tem apoio do Sebrae, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), prefeituras de Arapiraca e Santana do Ipanema, além das instituições de ensino Ufal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), junto com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti).

O objetivo do evento, que concentrou as atividades entre 28 e 30 de abril, é incrementar a inovação e a criação de negócios entre os universitários e a comunidade alagoana.

Tema de impacto e nova apresentação

Pensando no futuro do planeta e tendo melhores desempenhos, o professor Egberto explica que os negócios conscientes assumem o controle do impacto social e são construídos a partir de valores efetivos para o mundo, que orientam os líderes empresariais e colaboradores a realizar transformações positivas em seu ramo de atuação.

“Em geral, um negócio consciente é uma organização que não provoca danos, traça e divulga metas de redução de impacto ambiental, tem uma ideia abrangente de suas ações, busca continuamente fazer melhor e aborda, pelo menos, um problema social ou ambiental por meio de seu modelo de negócio ou operação”, citou.

Os conceitos de negócios conscientes, ou arretados, também serão apresentados por Thomas para o público empresarial de Arapiraca no dia 11 de maio, às 19h, no auditório do Sebrae. A Ufal e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Arapiraca) são parceiros do evento.

Thomas vai falar para autoridades públicas e privadas do Agreste alagoano, principalmente, como transformar os negócios tradicionais em negócios conscientes. O público-alvo contempla diversos seguimentos produtivos e o evento também tem a finalidade de marcar a implantação da Universidade Empreendedora Consciente no Campus Arapiraca.

Sobre o palestrante convidado

Thomas Eckschmidt é um entusiasta do capitalismo consciente e do empreendedorismo, CEO da maior rede de consultores de capitalismo consciente no mundo com presença em 20 países e 800 profissionais certificados. O livro Capitalismo ConscienteGuia Prático tem sua coautoria e foi publicado pela Harvard University.

O ex-produtor rural, engenheiro pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo, também tem certificado em Agricultura Ecológica pelo Instituto Latino-Americano de Ciências e Agronegócio em Harvard.

Ele ainda coleciona 12 prêmios de empreendedorismos e inovação, tem quatro patentes depositadas e é autor de 21 livros, dos quais vários títulos são best sellers da Amazon. Confira mais sobre o autor no vídeo de sua palestra internacional no TEDx clicando aqui.