Festival de Culturas da Ufal apresenta diversas linguagens artísticas

O evento contará com uma programação plural com diversas atividades
Por Kariny Marinho - Estudante de Relações Públicas
01/05/2023 09h15 - Atualizado em 16/05/2023 às 15h41

Com o objetivo de reunir diversas linguagens artísticas e culturais e discussões em torno da cultura, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC), lança o Festival de Culturas da Ufal, que acontecerá entre os dias 16 a 19 de maio no Campus A. C. Simões, em Maceió.

A proposta do evento é evidenciar a dinâmica cultural da Universidade Federal de Alagoas, funcionando como uma mostra que reúne em sua programação as diversas ações, projetos e atividades da Universidade.

Nesta primeira edição em parceria com a Pró-Reitoria Estudantil, o Festival contempla em sua programação projetos do Edital Vivências Artísticas, promovendo a circulação desses projetos, garantindo à comunidade acadêmica e demais segmentos de público à fruição de ações e produções artístico-culturais.

A programação terá exposições, apresentações artísticas, oficinas e trocas de experiências. Durante todos os dias do evento o público também poderá participar do bazar cultural e do feirão de livros da Edufal. No hall da biblioteca central, acontecerá a exposição dos projetos Arte e Experiência: produção de colagens e mobiliários e Memórias e visualidades afro-alagoanas. No mesmo espaço, o público poderá contemplar a exposição DesVio, um experimento cênico concebido nos componentes Laboratório Cênico 2 e Indumentária e História do Traje, da Escola Técnica de Artes (ETA).

Durante todos os dias, o público também poderá participar do Bazar Cultural, ambiente de exposição e divulgação de produtos produzidos pela comunidade acadêmica e parceiras dos projetos Vivências Artísticas. O evento contará ainda com o Feirão de Livros, espaço de divulgação e comercialização de livros em diferentes gêneros publicados pela Edufal.

Segundo o Coordenador de Assuntos Culturais, professor Sérgio Onofre, "O Festival pretende se firmar também como um espaço que fomenta as discussões acadêmicas e a difusão de pesquisas relacionadas ao campo da cultura. A parceria com a Secult-AL é fundamental para efetivar uma programação diversa que contemple os artistas locais”.

Todas as atividades serão abertas ao público e as inscrições para as oficinas estarão disponíveis a partir do dia 4 de maio, pela plataforma institucional Sigaa.

A programação completa pode ser conferida no site do Festival de Culturas da Ufal.