18ª edição da Expofísica homenageia grandes nomes da Física

Vagas para participantes foram todas preenchidas e cerca de 1.800 estudantes visitarão a exposição no período de 17 a 19 de maio
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
12/05/2023 15h30 - Atualizado em 12/05/2023 às 17h43

Experiências, stands temáticos para divulgação de ciência com muitas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A 18ª edição da Expofísica vai ser realizada de 17 a 19 de maio e, mais uma vez, promete envolver os estudantes das escolas de Alagoas no curioso e fascinante mundo dos estudos da Física.

Essa será a primeira edição presencial após o período de pandemia e a programação foi montada de modo a homenagear grandes nomes da Física, a exemplo da cientista Marie Curie, pioneira em pesquisas sobre radioatividade, e o físico Albert Einstein, que desenvolveu a teoria da relatividade.

E já está garantido que o evento será com casa cheia. Todas as vagas foram preenchidas. De acordo com a organização, cerca de 1.800 estudantes visitarão a Expofísica, no horário das 8h às 18h, no Instituto de Física (IF) da Ufal, no Campus A. C. Simões, em Maceió.

“A Expofísica faz parte de nossa matriz curricular como uma disciplina e os estudantes escolheram o tema, no intuito de trazê-los (os vultos) do além para nos ajudar a desmistificar sobre alguns conceitos físicos que estão sendo usados erroneamente no nosso cotidiano”, explica a coordenadora e idealizadora da Expofísica, professora Tereza Araújo.

E a proposta dos estudantes tem uma motivação social, diante do avanço de informações que distorcem e, algumas vezes, até falseiam temas amplamente debatidos pelas comunidades científicas. “Encenaremos duas peças no intuito de esclarecer a comunidade sobre o erro em acrescentar a diversos itens e situações a denominação ‘quântica’; sobre pensar que a Terra é plana; sobre associar o magnetismo a colchões, água, pulseiras e muito mais”, informa a professora.

E tem muito mais. A Expofísica também vai apresentar a Física da música, abordando oscilações, ondas, som, timbre, frequência, amplitude, notas musicais, cavidades e instrumentos musicais; experimentos com luz, usando conceitos de reflexão, refração e transmissão; bem como experimentos didáticos em geral. “Falaremos sobre eletricidade e magnetismo. Usaremos um gerador eletrostático cedido pela Usina Ciência da Ufal”, acrescenta a coordenadora. Tudo isso de forma lúdica, de modo a conquistar a atenção dos estudantes.

A programação também contará apresentações externas de escolas do ensino médio do estado de Alagoas, estudantes do IF e dois grupos de pesquisa com experimentos feitos com material de baixo custo, robótica, astronomia, experimentos de mecânica, fluorescência e acoplamento de luz em fibras ópticas.

Mostrando o quanto a Física está presente no cotidiano e como o estudo da disciplina pode ser interessante, o evento promove a integração das comunidades acadêmica da Ufal e das escolas de ensino médio, apresentando ao público as ações realizadas na Universidade. Os discentes têm a oportunidade de interagir com os estudantes da graduação, conversar e esclarecer dúvidas sobre os assuntos da área.

“A Expofísica é uma exposição pública do que fazemos em ensino, pesquisa e extensão. Nosso público-alvo são alunos de escolas de ensino médio do estado de Alagoas, assim como, comunidade da Ufal e a comunidade em geral”, reforça a professora.

Para acompanhar, acesse @expofisicaufal/