Ufal e Sociedade aborda economia solidária como transformação social

Entrevistado é o professor Leonardo Leal, do curso de Administração Pública do Campus Arapiraca
Por Lenilda Luna - jornalista
20/04/2023 13h45 - Atualizado em 28/04/2023 às 13h51

O professor Leonardo Prates Leal, do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Campus Arapiraca, tem um grande compromisso com as ações de extensão da instituição e se dedica aos temas: Movimentos Sociais; Sociedade Civil; Economia Solidária; Bens Comuns; Gestão Social e Políticas Públicas. Ele é o entrevistado do programa Ufal e Sociedade que vai ao ar a partir da segunda-feira (24), às 11h, na Rádio Ufal.

O professor faz uma reflexão sobre a importância da intervenção da pesquisa e da extensão da universidade pública no fomento ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades e destaca a economia solidária como forma de resistência e de transformação social, sendo fundamental para superar as desigualdades estruturais e construir uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

Entre os exemplos dessa proposta, Leal narra a experiência de criação de uma moeda social e de um banco comunitário no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, contando com a parceria do Instituto Mandaver, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e do Instituto A Gente Transforma (AGT). Criando assim uma rede de parceiros as ações de extensão conseguem ter mais impacto nas comunidades.

Leonardo Leal é coordenador da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites) e conta, durante a entrevista, sobre suas atividades de educação financeira popular e gestão de novas ideias para as organizações comunitárias. “As minhas experiências em projetos de pesquisa e extensão sempre estiveram associadas e compromissadas com as necessidades das comunidades empobrecidas no Brasil”, relatou o professor.

Assista e compartilhe o programa Ufal e Sociedade.