Minicurso sobre Crítica à Modernidade finaliza inscrições

Serão quatro encontros presenciais a partir de 24 de abril no Ichca, no Campus A. C. Simões
Por Lenilda Luna - jornalista e João Brito - estudante de jornalismo
18/04/2023 14h03 - Atualizado em 18/04/2023 às 17h29

A coordenação do Curso de Filosofia e a coordenação de Extensão do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) convidam a comunidade acadêmica e interessados em geral para participarem do minicurso "Crítica à Modernidade: uma perspectiva pós-moderna e decolonial". O evento será realizado a partir do dia 24 de abril, às 16h, no miniauditório do Curso de Filosofia, no Ichca.

Com duração de quatro encontros, o minicurso será ministrado pelo professor Henrique Cahet (Ufal), mestre em Filosofia; Hugo Brandão (Ifal), doutor em Filosofia; e pelo mestrando Willames Frank. O objetivo é oferecer uma introdução das perspectivas críticas à modernidade, apresentando os principais conceitos e autores que as fundamentam, apresentando discussões e pensamentos críticos de diferentes grupos de pensadores, especialmente a partir da metáfora da “morte de Deus” em Nietzsche, passando por Heidegger até os dias atuais com Bauman e, sobretudo a partir de pensadores latino-americanos, como Dussel e Aníbal Quijano, que afirmam a necessidade de decolonizar as epistemologias eurocêntricas e seus cânones.

Segundo Willames Frank, a elaboração de uma crítica à modernidade desde a teoria decolonial é fundamental para entendermos as raízes históricas das desigualdades e opressões presentes em nossa sociedade. “Esse curso tem como objetivo desafiar as noções eurocêntricas e coloniais que moldaram nossa compreensão do mundo e fornecer ferramentas para uma análise crítica dessas estruturas. É uma oportunidade valiosa para expandir nossa visão de mundo e contribuir para um futuro mais justo e equitativo”, ressalta ele.

O minicurso é aberto a todas as pessoas interessadas da comunidade universitária. “É uma oportunidade para aqueles que buscam ampliar seus conhecimentos em filosofia e refletir sobre as implicações da modernidade em nossas sociedades atuais, a partir de uma abordagem crítica e reflexiva. Não perca essa oportunidade de expandir seus conhecimentos em filosofia e participar de uma discussão crítica sobre a modernidade e suas implicações em nossas vidas”, convidam os organizadores.

“Portanto, participar de um curso que aborda esse conteúdo não é apenas uma forma de adquirir conhecimento, mas também uma maneira de se engajar em um diálogo construtivo sobre as questões mais urgentes da atualidade. É um convite para repensarmos nossas práticas, valores e concepções,” finaliza Willames Frank.

As inscrições podem ser realizadas através do site  até o dia 20 de abril de 2023, gratuitamente. E os participantes do evento irão receber certificado com a carga horária de 20 horas.