Grupo de Extensão do Ceca lança a 1ª Expedição da Agricultura Familiar

O evento vai acontecer em Viçosa (AL) de 26 a 28 de abril
Por Lenilda Luna - jornalista
17/04/2023 16h05

O pré-lançamento da 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa aconteceu nesta segunda-feira (10), na Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço do Estado de Alagoas (Sedics). A iniciativa é do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa), do Campus das Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal Alagoas (Ufal).

A expedição está programada para acontecer no assentamento e acampamento Quinta da Serra, em Viçosa-AL, nos dias 26, 27 e 28 de abril. “O objetivo é realizar ações intensivas de pesquisa e extensão universitária em comunidades rurais e, a partir de demandas dessas realidades, integrar soluções de práticas já instaladas na universidade e em  instituições  parceiras”, explica o professor José Roberto Santos, do Gecasa.

José Roberto é professor nos cursos de Agroecologia, Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal, já foi pró-reitor de Extensão, entre 2005 e 2008, e sempre defendeu a Extensão como “retorno social ao que é desenvolvido dentro dos muros das universidades”. Ele informa que a expedição visa também estabelecer um Fórum de Agricultura Familiar, com troca de experiências, levantamento das demandas e busca de saídas para o desenvolvimento da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba.

O pré-lançamento da Expedição contou com a presença do professor Cìcero Albuquerque, que também é membro do Gecasa;  e de outros professores do Ceca e do Centro de Educação (Cedu); além de parceiros para a realização da Expedição, como o secretário-executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Aldalberon Sá Junior; e o pró-reitor de Extensão da Ufal, Cézar Nonato.

Também participaram representantes da Secretaria Executiva para Agricultura Familiar da Seagri, representante da Semarh e os presidentes das Associações Quinta da Serra I e II e agricultores. “Durante a reunião, foi apresentada a prévia da programação e as atividades que cada uma das partes envolvidas se propõe a fazer. Os agricultores expuseram suas principais demandas e os atores presentes reafirmaram o compromisso com a realização da Expedição”, finalizou José Roberto.