Festival Papo Reto recebe inscrições de estudantes da Educação Básica

Evento reúne paródias de protesto; prazo para envio de músicas vai até 28 de abril
Por Ascom Ufal
19/04/2023 18h20 - Atualizado em 19/04/2023 às 18h26

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Paródias de Protesto da Educação Básica de Alagoas, iniciativa dos estudantes do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Diretório Acadêmico do curso e escolas públicas. Podem participar, estudantes da Educação Básica das escolas públicas municipais e estaduais de Maceió, regularmente matriculados em 2023.

O prazo para envio da ficha de inscrição vai até o próximo dia 28 de abril; mas, atenção, é preciso a assinatura de um docente responsável e, para candidatos menores de 18 anos, a autorização de um responsável. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de áudio no formato mp3 com a paródia cantada em gravação simples, com ou sem acompanhamento instrumental.

As paródias classificadas poderão ser apresentadas na Mostra Final através de playback; à capela (sem nenhum acompanhamento) ou com acompanhamento básico: violão ou teclado, ukulele e percussão básica, ou seja, sem o uso de bateria em virtude do espaço inapropriado.

O Festival para apresentação dos trabalhos será realizado no mês de maio de 2023, em dia, horário e local a ser divulgado pela organização.

A inscrição é gratuita, mas deve ser efetuada por um responsável legal da escola. A letra da paródia deve buscar apresentar uma reflexão crítica e de protesto social nos eixos: desigualdade social; preconceito de gênero; racismo; liberdade religiosa; xenofobia e gestão democrática na escola.

Confira abaixo o edital. Mais informações no endereço eletrônico festivalpaporetoufal@gmail.com

Papo reto

O Festival de Paródias de Protesto é uma ação de extensão promovida por estudantes do curso de História da Ufal dentro das atividades da disciplina Atividade Curricular de Extensão (ACE), em parceria com o Diretório Acadêmico de História “Dirceu Lindoso” (Dahis) e as Escolas da Rede Pública da Educação Básica de Alagoas, exclusivamente da cidade de Maceió.

O Festival Papo Reto (FPP) não tem caráter de competição, mas sim de Encontro e Mostra Cultural. A ideia é provocar reflexões críticas e ações coletivas da comunidade escolar da Educação Básica de Maceió (Níveis Fundamental/Médio e EJA) visando intervenções na realidade social.