Expansão do Programa Paespe é tema de reunião na Ufal

Uma das ações do Programa de Apoio a Estudantes de escolas públicas é o Cursinho Pré-vestibular Social que tem como público-alvo estudantes do ensino médio
Por Diana Monteiro - jornalista
12/04/2023 15h53 - Atualizado em 12/04/2023 às 16h33

Incrementar o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas (Paespe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com abrangência de suas atividades, pautou a reunião da última segunda-feira (10), na sede do citado programa, um dos um dos espaços físicos do Centro de Tecnologia (´Ctec), unidade acadêmica do Campus A. C. Simões. A reunião, presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, contou com participação do deputado da bancada federal alagoana Rafael Brito, coordenadores do Programa, docentes e representantes da gestão central.

O programa prevê o desenvolvimento de atividades semanais no âmbito educativo para apoio aos estudantes das escolas públicas da educação básica e do ensino médio, visando a melhoria do desempenho escolar, acompanhamento e diálogo com os pais. O Paespe tem a parceria da Pró-reitoria de Extensão (Proex), que apoia com bolsas de extensão para estudantes de graduação que atuam nas ações do programa. Entre os parceiros estão também a Unidade Docente Assistencial (UDA), Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), PET de Psicologia e Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal).

O Paespe é uma ação que está há 30 anos em funcionamento e tem a coordenação do seu idealizador, Roberaldo Carvalho, que pertence ao corpo docente do Ctec. Atualmente conta com uma turma de 80 alunos de escolas públicas com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h e com Reforço Escolar aos sábados, de 8h às 12h, que contempla o Paespe Júnior.

Anualmente o programa abre inscrição para a seleção de estudantes ao Cursinho Preparatório, que tem duração de 12 meses. Estão também na equipe 20 instrutores oriundos do Programa que é composto pelas seguintes Diretorias: Acadêmica, Administrativa, Marketing e Comunicação, Captação de Recursos, Esporte e Saúde e Inclusão Digital.

Durante a reunião o deputado Rafael Brito, que ocupou a pasta de Educação no governo estadual anterior, colocou-se à disposição da Ufal para somar esforços no sentido da expansão do Paespe visando maior dinamismo e ampliação do programa. A finalidade é contemplar cada vez mais o seu público-alvo, estudantes oriundos de escolas públicas do Estado, a exemplo do consolidado suporte que dá, com o cursinho preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oportunizando o ingresso em curso de graduação da instituição alagoana.

Ficou definida, como resultado da primeira reunião, a elaboração de uma proposta, pela Ufal, por meio da coordenação do Paespe, contendo as necessidades de otimização e ampliação das atividades em execução abrangendo as diversas frentes de trabalho dotadas no programa.

Oportunidade e estímulo

As ações do Paespe, que oportuniza várias frentes de atuação, foram apresentadas pela egressa do Programa, Geisa Correia, graduada em Engenharia Civil e com mestrado também na Ufal. Cursando o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a ser concluído este ano, Geisa também está na coordenação do Programa junto com Roberaldo Carvalho. Ela ingressou no Paespe na turma de 2004, e destacou que o programa trouxe para ela uma outra visão de mundo:

“Fui a primeira de minha família a ingressar num curso superior. São quase duas décadas de envolvimento com o programa. Ser aluna do Paespe me trouxe uma outra visão de mundo, além de impactar, positivamente a minha família, servindo de estímulo. Mais três irmãs minhas são egressas do programa e concluíram na Ufal graduações em Pedagogia, Ciências Sociais e Educação Física e a deste curso, também se graduou em Administração. Todas já foram absorvidas pelo mercado do trabalho”, enfatizou Geisa que no Centro de Tecnologia também já atuou como professora substituta e vem se preparando para seguir carreira docente, de preferência, como docente da Ufal.