Animação alagoana “Mar à Vista” é reconhecida com o Prêmio Meros

Produzida por integrantes do Peld CCAL e Lacos21, da Ufal, animação ensina crianças sobre o oceano e sua biodiversidade
Por Luan Oliveira e Maria Villanova - estudantes de Jornalismo
14/04/2023 12h05 - Atualizado em 14/04/2023 às 12h07

A animação “Mar à Vista” produzida pelo Projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld-CCAL) e pelo Laboratório de Conservação no Século XXI (Lacos21), ficou em segundo lugar no Prêmio Meros de Conservação da Biodiversidade Marinha, promovido pelo Projeto Meros do Brasil.

Laureada na categoria de Sociedade Civil, a animação traz valiosas lições sobre biodiversidade e conservação para os pequenos por meio de figuras comuns à cultura popular e à vida marinha alagoana. A estudante Dâmaris Beatriz Soares de Oliveira Lima, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufal, conta que foi o projeto que lhe atraiu para a biologia.

“Foi o dia a dia com a equipe que me fez querer ser bióloga, que me fez querer conhecer e defender a natureza. A produção do ‘Mar à Vista’ é feita por várias mãos, com muito amor e competência. Ganhar esse prêmio foi uma alegria imensa para nós e para além disso também foi uma confirmação de que estamos no caminho certo”, diz.

Desde 2002, o Projeto Meros do Brasil garante a preservação da espécie ameaçada de extinção Epinephelus itajara, o mero, considerada a maior espécie de garoupa do Oceano Atlântico, atuando em nove estados do Brasil, inclusive em Alagoas.

A primeira edição do Prêmio Meros buscou projetos inovadores, com ações voltadas para a conservação da sociobiodiversidade dos oceanos, através da pesquisa científica, educação, comunicação e arte, envolvendo as comunidades locais e a sociedade.

“Essas premiações são importantes para dar visibilidade e motivação para o projeto. O Meros é um projeto que sempre fomos fãs, e sempre buscamos parcerias com eles”, pontua Luana Almeida, uma das responsáveis pela animação e coordenadora das ações de divulgação científica do Lacos21.

O “Mar à Vista” já está em fase de produção da terceira temporada, e já abordou temas como a migração de aves, o derramamento de óleo na costa brasileira e muito mais, com músicas e ritmos comuns à cultura brasileira e alagoana. Além da animação, o projeto também realiza ações de educação ambiental em escolas e comunidades, através de cartilhas com atividades e pinturas envolvendo os personagens e jogos educativos, incentivando a preservação e conservação da natureza, em especial a área da Costa dos Corais.

A primeira e a segunda temporadas completas do projeto “Mar à Vista” estão disponíveis no Youtube da Lacos21. Mais informações estão disponíveis no Instagram do projeto (@maravistaprojeto), da Lacos21 (@lacos21) e do Peld (Peldalagoas)

O “Mar à Vista” é produzido pela Ufal, por meio do projeto Peld-CCAL, recebe apoio da Fapeal e tem como principais parceiros o ICMBio da APA Costa dos Corais e o Instituto Ayni de Conservação.