Campus do Sertão sedia seminário Abril Indígena do Oeste Alagoano

O evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de abril em Delmiro Gouveia
Por Lenilda Luna - jornalista
31/03/2023 13h26 - Atualizado em 04/04/2023 às 08h20

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com com a Especialização em História de Alagoas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal-Sertão) e o Grupo de Estudos sobre o oeste alagoano: ampliando olhares (Geoal-Ifal) anunciam a realização do Seminário Abril Indígena do Oeste Alagoano: Lutas e Novas Conquistas.

O Seminário vai acontecer de 11 a 13 de abril, no Campus do Sertão da Ufal. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes de Delmiro Gouveia; Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), e Comissão Indigenista Missionária (Cimi).

O credenciamento começará às 15h do dia 11 de abril. Às 19h, será realizada a apresentação cultural do povo Kalankó, do município de Água Branca. Em seguida, a mesa de abertura terá como representantes da Ufal, o professor Thiago Trindade, da direção do Campus Sertão da Ufal; Flávio Moraes, do Neabi Ufal Sertão; Flávia Jorge de Lima, diretora acadêmica; Ivamilson Barbalho, Editora da Ufal (Edufal) e o professores Cícero Albuquerque.

Representantes das comunidades indígenas estão presentes na programação do seminário, participando das mesas, como a professora Thais Katokin, além de lideranças dos povos Xukuru-Kariri, Jiripankó, Karuazu, Koiupanká e Tingui-Botó. Haverá uma homenagem às memórias da Cacique Nina e do professor Luiz Sávio de Almeida. 

Flávio Moraes destaca a importância do evento. “É um marco para essa região, pela quantidade de instituições envolvidas e pela representatividade dos povos indígenas que vivem no entorno de Delmiro Gouveia, além daqueles que são próximos, no estado de Pernambuco. Não é um seminário apenas acadêmico. A Universidade também tem que apoiar as lutas atuais destes povos. Nesse sentido, é fundamental que eles tragam suas reivindicações e histórias para serem debatidas na Acadêmia”, ressalta.

Para o diretor geral do Campus do Sertão, Thiago Trindade, que também faz parte da coordenação do Abril Indígena, o evento ratifica o papel extensionista do Campus do Sertão da ufal, além de fortalecer as relações interinstitucionais, com as outras entidades organizadoras. “Muito nos honra trazer para o Campus do Sertão o debate e a mobilização em defesa dos povos indígenas: das suas terras, da sua cultura, especialmente dos povos do oeste alagoano. É fundamental oportunizar esse debate com estudantes universitários e da educação básica”, conclui o diretor 


inscrições pelo formulário aqui