Maceió sedia Nordeste Dinâmico, evento internacional em Matemática

Homenageando o matemático brasileiro Carlos Gustavo Moreira, evento acontece entre 6 e 10 de fevereiro
Por Jacqueline Freire - jornalista
17/01/2023 10h38 - Atualizado em 17/01/2023 às 13h40

Já estão abertas as inscrições para o Nordeste Dinâmico, evento internacional em Matemática que contará com grandes nomes nacionais na área, incluindo Artur Ávila, único latino-americano a ganhar a medalha fields, o prêmio Nobel da matemática. Durante o evento, que será realizado de 6 a 10 de fevereiro Hotel Enseada em Maceió, será feita uma homenagem a Carlos Gustavo Moreira, por seus 50 anos e sua grande contribuição à Matemática mundial.

Para inscrições, clique aqui. Segundo o professor Davi Lima, do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal) e membro da comissão organizadora do evento, o Nordeste Dinâmico visa fortalecer a interação da comunidade dinamicista do Nordeste e homenageará o matemático brasileiro Carlos Gustavo Moreira, membro titular da ABC e da Academia Mundial de Ciências, um dos maiores nomes brasileiros na Matemática mundial que muito contribui para o desenvolvimento da matemática no Nordeste.

“Desde a fase dura da pandemia a comunidade de sistemas dinâmicos do nordeste buscou alternativas para manter os grupos de pesquisa ativos, a principal iniciativa foi o seminário dinâmica arretada organizado por sete universidades do nordeste, incluindo a Ufal. Com o arrefecimento da pandemia o grupo de Sistemas Dinâmicos da Ufal teve a iniciativa de promover o Nordeste Dinâmico como meio de juntar a comunidade e trazer diversos pesquisadores de renome internacional à Maceió”, explica o professor.

A ideia é trazer este evento à Maceió para dar mais visibilidade à pesquisa matemática que ocorre na universidade e o quanto o PPGMAT/Ufal vem crescendo, corroborando com o aumento do conceito capes no quadriênio 2017-2020.

“Além de Carlos Moreira, teremos a presença de Artur Ávila, único Medalhista Fields latino americano. A medalha fields é o maior prêmio científico já conquistado por um brasileiro na história do país. Teremos diversos pesquisadores membros da Academia Brasileira de Ciências e o comitê científico conta com pesquisadores do EUA, França, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, da UFC e UFRJ”, afirma.

Ainda de acordo com o professor, esses fatores demonstram a importância e o prestígio de ter este evento em Maceió e organizado pela Ufal. “O Nordeste Dinâmico tem o apoio da Capes, CNPq, Fapeal, FAPERJ, Impa e Maceió convention. O comitê organizador também agradece à Ufal na pessoa do reitor Josealdo Tonholo pela celeridade na assinatura dos documentos necessários para o prosseguimento do fomento pelas agências”, comemora.

Mais informações, acesse o site.