Inscrições para exame de acesso ao Profnit vão de 15 a 22 de setembro

Candidatos devem se inscrever na página do programa; aprovados ingressarão no ano letivo de 2023
Por Ascom Ufal
06/09/2022 09h18

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) devem ser feitas de 15 a 22 de setembro na página do programa www.profnit.org.br.

O candidato deve preencher o formulário, efetuar o pagamento da taxa de inscrição ou obter o comprovante de CadÚnico (para os casos de isenção) e enviar os respectivos comprovantes.

O Profnit é um curso gratuito, presencial, com duração máxima de 24 meses. É coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da Diretoria do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

No total, estão sendo ofertadas 430 vagas, distribuídas entre os pontos focais. Na Ufal, são 12 vagas. Podem se inscrever candidatos graduados em qualquer curso de nível superior.

“O Profinit é uma rede de colaboração entre 37 universidades federais, estaduais e institutos federais, todas públicas, gratuitas e de alta qualidade. O curso é reconhecido pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e tem, aproximadamente, 500 docentes nos 26 estados da federação em que está posicionado”, destaca o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.

O reitor ainda acrescenta que o “curso forma gestores na área de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, cultura do empreendedorismo inovador, entre outros itens relativos à proteção e à transferência de conhecimento para desenvolvimento local, regional e nacional”.

O ENA será realizado em duas etapas: prova nacional e análise curricular. A seleção será realizada em caráter nacional, mas com competição entre candidatos restrita ao âmbito do Ponto Focal escolhido. Os aprovados ingressarão no ano letivo de 2023.

Para saber mais, acesse