Ciência, tecnologia e Inovação são os temas do próximo evento do Profnit

Evento acontece em parceria com a Fortec de 3 a 8 de outubro
Por Ascom Ufal com Fortec
23/08/2022 15h17 - Atualizado em 25/08/2022 às 08h14

Trabalhando o tema "Construindo a independência com Ciência, Tecnologia e Inovação", evento celebra o 6º Congresso Internacional Profnit; 16º Encontro Nacional Fortec e o 12º ProspeCT&I, com realização conjunta este ano. Voltado para todo ecossistema de inovação, o evento acontece de 3 a 8 de outubro, em Maceió, e terá a opção pela participação presencial ou on-line. As inscrições estão abertas. Saiba todos os detalhes no site.

Duas semanas antes do início do evento, de 19 a 23 de setembro de 2022, o Fortec e o Profnit oferecerão cinco minicursos com o intuito de qualificar profissionais nas áreas temáticas de atuação: dia 19 ‘Direitos Autorais: conceitos básicos, tendências e ambiente digital’; dia 20 ‘Políticas de Inovação das ICTs e a implementação dos instrumentos para formação de parcerias e alianças estratégicas’; dia 21 ‘Construa seus indicadores!’; dia 22 ‘Marketing de Tecnologia’ e dia 23 ‘Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação’.

O reitor da Ufal e representante do Profnit junto à Capes, Josealdo Tonholo, destaca que o evento “representa o anseio da comunidade de Ciência Tecnologia e Inovação de interagir, após dois anos de pandemia, trazendo a produção do Mestrado Profnit ao lado de mesas de discussão sobre importantes temas da CTI, contribuindo de forma definitiva para a construção de um futuro do país alicerçado em conhecimento e muita inovação”.

Organizado de forma híbrida, serão oferecidas atividades presenciais e virtuais. Dentre as exclusivamente presenciais estão as sessões de Matchmaking – reuniões de aproximação entre potenciais parceiros – que ocorrerão após as sessões de pitch invertido – onde as empresas/governos apresentam demandas e desafios tecnológicos para as ICTs como explica Olivan Rabêlo, que lidera a organização do evento “identificamos grande interesse na exposição de desafios para ICT, este espaço estará garantido no evento”. Por meio de uma plataforma, os participantes poderão inscrever e agendar a apresentação dos desafios.

Outro destaque é a sessão (híbrida) de apresentação de Soluções e Boas Práticas para Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), denominada ‘Conte-me algo que não sei’. Segundo a vice-presidente do Fortec, Ana Torkomian “o ‘Conte-me’ é uma tradição do Fortec, todos se beneficiam em conhecer soluções desenvolvidas pelos NITs para problemas relacionados ao exercício das atividades”. Este ano está prevista premiação para o melhor ‘Conte-me’ apresentado.

Segundo o presidente do Fortec, Gesil Amarante II, “ao completarmos 200 anos de jornada como país independente, é evidente que falta muito para construirmos um nível de autonomia tecnológica de que uma nação de 210 milhões de habitantes necessita. Temos, no entanto, todos os elementos necessários para nos tornarmos capazes de resolver os nossos problemas, econômicos, sociais e ambientais, em harmonia e cooperação com as demais nações. Temos talentos, criatividade, instituições geradoras de conhecimento e de tecnologia, instrumentos legais e ambientes promotores de Inovação”, ressaltando que o ecossistema de inovação brasileiro encontrará no evento Fortec-Profnit muitas oportunidades de parceria em prol da inovação.

A programação científica está recheada de discussões que irão aprofundar a cooperação entre academia-governo e empresas em prol da inovação.  Serão apresentadas e discutidas diversas oportunidades para o ecossistema de inovação na área de financiamento e políticas públicas; assim como boas práticas e iniciativas empresariais em prol da inovação. A programação preliminar pode ser conhecida aqui.

Na programação do evento é possível identificar diferentes momentos de apresentação de trabalhos de egressos e alunos do Profnit. “os egressos são profissionais que desenvolveram soluções para gestão da CT&I como trabalho final do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para inovação”, aponta Wagna dos Santos, coordenadora acadêmica nacional do Profnit.

Já Silvia Uchoa, diretora do FORTEC e Profnit, destaca que a apresentação de trabalhos orais dos alunos Profnit durante a programação do evento é uma oportunidade do público conhecer a diversidade de temas que o Profnit/Fortec trabalha “as sessões são divididas em temas como: empreendedorismo; gestão e políticas públicas; inovação tecnológica; inteligência artificial; propriedade intelectual; prospecção em diversas áreas; tecnologias sociais; transferência de tecnologias, dentre outras. “O evento é uma oportunidade interessante para conhecer melhor os profissionais de CT&I que atuam em empresas e ICTs e estabelecer interações virtuosas e potenciais negócios”, complementa.