Alunos aprendem a “empalhar” peixes na unidade da Ufal em Penedo

Técnica ensinada preserva características dos animais e agora servirão de material didático em exposições e feiras de ciências
Por Ascom Ufal
31/08/2022 10h05 - Atualizado em 31/08/2022 às 10h06

A unidade educacional da Ufal em Penedo promoveu um minicurso para ensinar a empalhar peixes, como é popularmente conhecida a Taxidermia, técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais. A aula foi ministrada na última quinta-feira (25) pelo biólogo e mestrando Marco Tulio Oliveira Ferreira.

O evento ofertou 20 vagas gratuitas para qualquer pessoa interessada e contou com o apoio do Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, do Projeto Meros do Brasil e do Laboratório de Ictiologia e Conservação.

Participaram da atividade alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico, da Ufal e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Os alunos tiveram aula teórica sobre a história da taxidermia e as principais técnicas utilizadas, sua aplicação no ensino, pesquisa e extensão. E num segundo momento puderam colocar os aprendizados em prática e formaram duplas para taxidermizar os peixes.

Para essa atividade foram utilizados exemplares de peixes típicos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, como traíras, piranhas e piaus, inclusive espécies invasoras, como os tucunarés. Depois de um dia inteiro de trabalho, o minicurso resultou em sete peixes empalhados com a técnica de taxidermia. Agora eles servirão como material didático em exposições, feiras de ciências, aulas práticas e outras atividades dos pesquisadores da Ufal Penedo.