Ufal levou o debate sobre preservação ambiental para a Feira Literária de Penedo

E-book e pintura contribuíram para a conscientização das crianças
Por Lenilda Luna - jornalista
05/05/2022 17h38 - Atualizado em 09/05/2022 às 17h18
Festa Literária de Penedo

Festa Literária de Penedo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença na Festa Literária de Penedo (FLIPenedo), realizada nos dias 28 a 30 de abril, na histórica cidade, às margens do Rio São Francisco. Foi a primeira edição do evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Penedo. 

Entre as atividades promovidas pela Ufal, houve palestra sobre Educação Patrimonial de Alagoas, com as professoras Adriana Capretz e Adriana Guimarães, da Faculdade de de Arquitetura e Urbanismo (Fau); e recitais de piano com o professor Mario Marochi, da Escola Técnica de Artes (Eta-Ufal). 

A Unidade de Penedo da Ufal também integrou a programação, levando conhecimentos de forma lúdica para conscientizar as crianças sobre a importância da preservação dos ambientes costeiros e marinhos. No dia 29, foi lançado o e-Book infantil Juvenal e o Paraíso,  de autoria da professora Andréa Paiva, pesquisadora do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) da Ufal. 

O romance infanto-juvenil conta a história de Maria-Farinha, um pequeno caranguejo que habita uma praia da cidade de Maceió e parte numa viagem em busca de uma vida melhor.  “Questões relativas à conservação da natureza e problemas ambientais, além de biologia e ecologia dos caranguejos são abordadas neste livro que estimula a curiosidade das crianças sobre os temas abordados”, indica a apresentação do livro. 

O professor Cláudio Sampaio, que também integra o LIC e representa o Projeto Meros do Brasil em Alagoas, participou da atividade, no dia 30. “Ministramos uma oficina de pintura para crianças utilizando nosso livro para colorir Os Meros e o Mar, em apoio ao lançamento do livro da professora Andréa”. destacou o professor. 

A oficina de pintura contou com a participação de 24 pessoas, entre adultos e crianças, e foi realizada na Tenda Literária. Através da pintura, as crianças aprenderam a identificar o Mero, que vive em águas salgadas e é uma das maiores espécies de peixes ósseos. “Foram dias com muita cultura, diversão e informação! Já estamos ansiosos para a próxima FLIPenedo!”, concluiu o professor Cláudio Sampaio.