Ufal e Sociedade celebra os 50 anos do curso de Serviço Social da Ufal

A entrevistada é a professora Reivan Souza, diretora da Faculdade de Serviço Social
Por Lenilda Luna - jornalista
20/05/2022 13h41

A Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completa 50 anos neste ano e muitas comemorações e debates estão sendo realizados para marcar a data. Além disso, no dia 15 de maio, foi comemorado o Dia do Assistente Social, com várias atividades promovidas pelo Conselho Regional de Serviço Social 16ª Região (Cress/AL), vinculada ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Por isso, esta semana a professora Reivan Marinho é a convidada do programa Ufal e Sociedade que vai ao ar na Rádio Ufal na segunda-feira (23), às 11h, com reprise às 17h. Ela faz um balanço sobre a profissão, que tem essa característica de ser uma profissão exercida predominantemente por mulheres, com protagonismo no enfrentamento às desigualdades sociais. “Nós temos história na formação de lideranças femininas no cenário político e social de Alagoas”, ressalta a professora.

Reivan também destaca outras datas comemorativas, como os 65 anos do Serviço Social em Alagoas, 16 anos do curso de Serviço Social em Palmeira dos Índios e os 18 anos do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS). “Vamos ter a publicação de um livro que retrata todas ações de Extensão e de Pesquisa nesses anos de produção do conhecimento na Faculdade de Serviço Social”, conclui a professora.

Programação

No dia 31 de maio, à noite, haverá um live sobre o protagonismo das mulheres na categoria, com a participação da professora Yolanda Guerra, doutora em Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade (NEFSSC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A debatedora será a professora Rosa Predes, da Faculdade de Serviço Social (FSSo) da Ufal. A transmissão será pelo canal do PET Serviço Social Ufal no Youtube.