Semana de Envolvimento em Arapiraca contou com a participação de 900 inscritos

Atividade fortaleceu laços da comunidade e engajou estudantes e servidores
Por Jacqueline Freire - jornalista
09/12/2022 10h33

A Semana de Envolvimento do Campus da Universidade Federal de Alagoas em Arapiraca (Ufal Arapiraca) é uma atividade que tem objetivo de fortalecer laços, ampliar espaços de participação e o engajamento da comunidade acadêmica do agreste alagoano, demonstrando a força e a vitalidade da universidade, nas suas expressões de ensino, pesquisa, extensão, científica, política e cultural. Contou com mais de 900 pessoas inscritas, entre estudantes, técnicos e professores, além da comunidade externa, servidores públicos municipais, estudantes do ensino técnico e secundaristas.

Foram mais de 80 atividades realizadas, entre Alvorada Ecumênica, Talk Science, Feira de Agroecologia e Economia Solidária, atividades de saúde na Universidade, prática de Forró, aulão de Yoga, Cine Debate, Festival Gastronômico, Festival de Música e Cultura, Mostra Fotográfica, doação de alimentos para mulheres Xucuru Kariri, Feirão da Edufal, e outras. Foram 50 palestrantes, dez chefs de cozinha, sete expositores e 250 atendimentos de saúde.

Segundo o professor Leonardo Leal, coordenador geral da Semana de Envolvimento, e coordenador de extensão do Campus Arapiraca, o evento promoveu muitos encontros, inclusão, participação social, intervenção artística, acolhimento, convivialidade e envolvimento entre a universidade e a comunidade.

“É a Universidade Federal de Alagoas aqui no agreste alagoano, demonstrando que, mesmo após mais de dois anos de restrição por conta da pandemia da covid-19, após o retorno ás atividades presenciais, demostramos o nosso potencial para realizar nossa missão, mobilizando a comunidade acadêmica e a sociedade do agreste alagoano", afirma.

O relatório completo com as atividades pode ser acessado abaixo em anexo. O professor avisa que para a próxima edição do evento já estão sendo planejados o aumento do número de participantes e maior mobilização da comunidade a apoio da gestão. “Ainda temos muitos desafios para a próxima edição, com isso esperamos ampliar a mobilização de recursos, melhoria da infraestrutura e equipe de planejamento e execução, além de ampliar a mobilização da comunidade universitária do agreste alagoano e outras instituições do território”, diz. . Este ano a semana ocorreu entre 30 de setembro e 2 de outubro.