Laboratório de teatro da Ufal estreia espetáculo de radioteatro

Fruto do Pibic, adaptação do LEPPE traz comédia russa para o cenário alagoano
Por Ascom Ufal
20/12/2022 21h06 - Atualizado em 20/12/2022 às 21h28

O Laboratório de Estudos e Pesquisa de Processos de Encenação (LEPPE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estreiou nesta terça-feira (20), o podcast “O Urso e a Cotovia”, uma adaptação de obras do escritor russo Anton Tchekhov transformadas em comédia radiofônica alagoana.

A estreia é resultado da pesquisa: “O trabalho do ator sobre si mesmo, segundo o ‘sistema’ de K. Stanislavski na criação da personagem em diálogo com os textos de A. Tchekhov”, vinculada ao PIBIC/CNPq no ciclo 2021-2022.

Após um ano de pesquisa, a equipe sob a direção/orientação da professora Carla Antonello, apresentam o espetáculo sonoro no YouTube  em um formato inédito para o grupo, que já havia explorado o campo do videoteatro em projeto anterior, em resposta à pandemia.

A dramaturgia é uma junção da peça teatral "O Urso" e do conto "O Bilhete Premiado", do dramaturgo russo, agora ambientado no cenário das desventuras econômicas de um casal de alagoanos. Com duração de 20 minutos e classificação livre, a história acompanha as expectativas de Ivan e Maria, que sonham com o resultado da loteria enquanto acompanham a programação de um curioso rádio com defeito.

As brigas do casal então se misturam ao conteúdo radiofônico, enquanto marido e mulher deliram com os “luxos” e sonhos de um casal pobre no Brasil de 2022. Uma radionovela dentro de um radioteatro.

Segundo o grupo, além do estudo das técnicas desenvolvidas no teatro russo e a adaptação que estreia hoje, a pesquisa ainda observou o processo da última montagem de formatura da Escola Técnica de Artes da Ufal (ETA/Ufal), com o espetáculo “Casa de bonecas”, do norueguês Henrik Ibsen, e teve seus resultados prévios apresentados no 11º Seminário de Pesquisas em Andamento da ECA/USP, ficando registrado em publicação do último caderno de resumos expandidos do evento em São Paulo.

Além da coordenação de Carla Antonello, a adaptação textual é de Lucas Carvalho, que também compõe o elenco junto a Angélica Louise, Aline Almeida Ton Farias, James Almeida e Thais Pistorezzi. Captação do áudio: Brother Sandes.

Edição de áudio e Trilha Sonora: Lucas Carvalho. Designer Gráfico: James Almeida.

Mais informações: https://www.instagram.com/leppelaboratorio/