Incubadora Social comemora o Dia Nacional da Economia Solidária

Comemorações marcam a finalização de mais um projeto de extensão envolvendo alunos de Economia, Administração, Contabilidade e Pedagogia da Ufal
Por Ascom Ufal
14/12/2022 12h25 - Atualizado em 14/12/2022 às 12h31

O Dia Nacional da Economia Solidária é celebrado em 15 de dezembro e a Incubadora de Tecnologia Social (ITS) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac/Ufal) homenageia as cooperativas e associações de Alagoas por meio da Coopmaris e Catamundaú. As cooperativas fazem parte do projeto de incubação: Fortalecimento da autogestão no bairro Vergel do Lago-Maceió, financiado com recursos de um edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O projeto foi concluído com muitos frutos e teve como objetivo realizar capacitações para as cooperadas assim como assessoria técnica para construir conhecimento com a sociedade.

A economia solidária permite que seus cooperados pratiquem a democracia, cooperação e busquem uma sociedade mais justa. Por isso,os membros da ITS reforçam que o 15 de dezembro é para celebrar a luta que muitos trabalhadores realizam diariamente ao buscar uma forma de produção distinta dentro do capitalismo. 

A professora Ana Maria Rita Milani, coordenadora da ITS, salienta a importância do projeto para a geração de trabalho e renda em empreendimentos de economia solidária no Vergel, bairro que se encontra em situação de vulnerabilidade. “O trabalho de pesquisa e extensão é fundamental para poder intervir nos empreendimentos de economia solidária assim como também apreender com eles”, frisa a docente.

Ela conta com uma equipe multidisciplinar formada pela professora e vice coordenadora Sarah Regina Nascimento Pessoa, as bolsistas Crisléia Silva (Pedagogia) e Raquel Lopes (Contábeis), e cinco alunos voluntários: Matheus Sales (Administração), José Henrique, José Raniery, Larissa Bezerra e Leylanne Araújo (Economia).

 “Temos orgulho de unir forças à luta da economia solidária. Sabemos que existe um longo caminho a percorrer, no entanto, buscamos fortalecer tais empreendimentos e estar mais próximos a comunidade alagoana. Meu desejo é que possamos exercitar a solidariedade e que nas próximas comemorações o horizonte seja cada vez mais promissor”, afirma a professora Sarah Pessoa.

O balanço do trabalho de incubação da ITS/Feac que abrangeu professoras, alunos e cooperadas teve um resultado positivo na articulação das ações propostas, assim como futuras atividades para o próximo ano.

Para mais informações das ações desenvolvidas pela Incubadora, acompanhe o Instagram @incubadora_feac_ufal.