Vamos subir a Serra: Ufal participa da programação em Maceió e União dos Palmares

Evento é organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, desde 2017
Por Lenilda Luna - jornalista
08/11/2022 17h13 - Atualizado em 11/11/2022 às 10h34

Vamos subir a Serra é um evento organizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, desde 2017. Assim como nas edições anteriores, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), participa ativamente de toda a programação.

As atividades começam em Maceió e continuam em União dos Palmares, culminando em 20 de novembro, dia de subir a Serra da Barriga e homenagear a resistência negra contra a escravidão, no território onde, por mais de um século, constituiu-se uma comunidade de pessoas em busca de liberdade.

A 6º edição acontece entre os dias 11 e 19 de novembro. A programação é ampla e conta com apresentações culturais, exposição de produtos do afroempreendedorismo, debates, cinema e gastronomia. A Ufal participa principalmente na parte acadêmica e cultural do evento.

O professor Danilo Marques, coordenador geral do Neabi destaca que a Ufal tem um acervo muito rico com documentação sobre a organização dos movimentos negros em Alagoas e no Brasil, desde a década de 70. “No evento, temos a oportunidade de apresentar pesquisas e debater temas como a importância das cotas nas Universidades”, ressalta Danilo.

A participação da Ufal será nas seguintes atividades: dia 12, na praça Dandara, na Multieventos, Pajuçara, acontecem dois painéis, às 15h, sobre a cotas e, às 17h, em defesa das ações afirmativas, com a participação dos pesquisadores Ligia Ferreira, Valter Odará, Marli Araújo, Rosa Correia e Danilo Marques.

No dia 13, também na praça Dandara, a partir de 15h, acontece o Sarau Acotirene, com lançamentos de livros, de Denis Angola e Zezito Araújo, e o e-book de Lu Santos, com mediação da professora Marli Araújo. Às 19h, haverá a conversa Narrativas Negras, com a professora Ligia Santos e a jornalista e escritora Cidinha da Silva.

Nos dias 17 a 19, a Ufal participa da programação Malungos e Êres, abraçando a Serra, em União dos Palmares, com atividades culturais e de educação antirracista, de 8h às 20h. Uma das novidades deste ano será o Festival Aqualtune de Cinema Negro.