Ufal abre edital de seleção para especialização em Cultura Popular

Curso é resultado de parceria entre MTB e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; as inscrições serão realizadas até 7 de novembro
Por Jacqueline Batista – jornalista Ascom MTB
19/10/2022 12h59 - Atualizado em 19/10/2022 às 16h27

Foi publicado o edital do curso de especialização Práticas Culturais Populares, a primeira pós-graduação realizada pelo Museu Théo Brandão (MTB) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). As inscrições, que são gratuitas, estão abertas e seguem até 7 de novembro. As aulas serão na modalidade presencial e acontecerão nos finais de semana.

O curso tem carga horária de 360 horas, distribuídas em dez disciplinas e na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São 34 vagas destinadas a graduados em Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação Social, Design, Educação Artística, Geografia, História, Letras, Marketing, Museologia, Pedagogia, Publicidade e Turismo, ou em áreas afins.

As áreas de pesquisa do curso são Aspectos ético-jurídicos na produção cultural, Cultura popular, Design e inovação na gestão cultural, Educação patrimonial, Museologia e arquivologia e Patrimônio cultural.

A especialização segue a política de cotas na pós-graduação da Ufal, com reservas de vagas para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência, refugiados, assentados e pessoas trans. Além disso, há ofertas de vagas adicionais para servidores.

O processo seletivo se dará em duas etapas: provas de títulos (avaliação da carta de intenção e do portfólio) e entrevista. Todas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório. O início das aulas será em março de 2023. Mais informações no edital de abertura, disponível no site da Copeve.