Projeto de extensão leva informações sobre ISTs a escolas públicas

Entre as ações destacam-se a testagem dos escolares para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, além da avaliação dos cartões de vacina
Por Ascom Ufal
06/10/2022 13h58

Uma iniciativa dos estudantes e docentes que formam o projeto de extensão “Quem Ama Cuida”, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas (ICBS/Ufal) tem levado informações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) em escolas da rede pública e centros de ressocialização na cidade de Maceió-AL.

O projeto já atendeu 25 escolas e durante a pandemia atuou de forma virtual. A coordenadora do “Quem Ama Cuida”, a professora Gentileza Neiva, fala da importância desse trabalho: “Embora, no Brasil as campanhas educativas promovidas pelos órgãos de saúde pública enfatizem a prevenção de IST´s e DSTs suas incidências não têm diminuído nos últimos anos. Com isso, o projeto tem o objetivo de disseminar informações e avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado destes alunos após a abordagem do tema”, explica.

Durante este mês de outubro, a equipe, que também conta com a colaboração da professora Geovana  Neiva da Facima e alunos do Cesmac, Unit, Uncisal , Facima e Estácio, estará em campanha de prevenção em duas escolas: a Mota Trigueiros e a Irene Garrido, a primeira no Poço e a outra no Tabuleiro do Martins. Em novembro, o projeto segue para o Centro de Ressocialização de Menores Sumese.

“Entre as ações destacam-se também a testagem dos escolares para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, além da avaliação dos cartões de vacina e a vacinação, no intuito de atualizar os esquemas de vacinação e a prevenção do HPV”, comenta a professora.

Para conhecer mais o projeto, acesse o perfil do Instagram @quem.ama_cuida