Festival de Música de Penedo começa próxima semana e terá lançamento de livros

Obras são fruto do trabalho do Centro de Musicologia de Penedo
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/10/2022 10h11 - Atualizado em 13/10/2022 às 14h10

Nos próximos dias 19 a 22 de outubro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Governo de Alagoas, a Prefeitura de Penedo e o Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) realizam mais uma edição do Festival de Música. Além de uma programação bem diversificada com oficinas, apresentações de bandas e vários artistas, durante o evento, serão lançadas quatro obras com autores de Alagoas, Rio de Janeiro, Portugal e Sergipe: Os dobrados de Aquino Japiassú, de Marcos Moreira e João Paulo Cruz; Harmonia para guitarra, de Ricardo Lopes; Álbum de armia, de Alberto José Pacheco e Rodrigo Costa; e Lunga, de Luiz Almeida.

“Por enquanto, além do festival anual de outubro, estes livros só foram possíveis porque montamos o selo Cemupe de publicações em parceria com a Secretaria de Cultura e a Editora Pimenta Cultural”, explicou o coordenador do evento, o professor Marcos Moreira.

As publicações são fruto do trabalho do Cemupe, criado em 2019 quando da comemoração dos dez anos do projeto Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB) que foi transformado em Festival de Música de Penedo. “É um grupo de Pesquisa vinculado ao curso de música com registro no CNPq. O Cemupe tem como objetivo, além de montar o Festival de Música de Penedo, oferecer cursos livres de música para a comunidade do baixo São Francisco. A implantação destes cursos livres está previsto para 2023”, adiantou o coordenador.

A junção do Cemupe com o Festival de Música de Penedo veio da necessidade de expansão da divulgação dos livros e cursos que o centro pretende fazer em forma de curso livre, oficinas musicais pedagógicas e a oportunidade dos autores apresentarem seus trabalhos pelo Selo Cemupe.

“No caso especial deste ano, vimos o festival plural com muitos temas diversos o que proporciona um debate bastante amplo nesta edição 2022. O Festival de Música de Penedo, por ser uma ação resultante da extensão e da pesquisa proposta, com suas dezenas de cursos, debates, fóruns e apresentações musicais e que atrai milhares de músicos do Brasil é o ambiente correto para que o selo de livros cumpra um dos seus objetivos como divulgadora da ciência musical na Ufal”, afirmou.

Festival de Música

Idealizado pelo professor Marcos Moreira, o Festival de Música começou como Jornada Pedagógica para Músicos de Banda em 2009, hoje administrado pelo grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e Pró-reitoria de Peesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal, o Cemupe, tem sede física em sala anexa à Secretaria de Cultura de Penedo.

O evento ocorre de 19 a 22 de outubro, com uma programação que será realizada em vários lugares da cidade. Haverá palestras, publicações, fóruns de temáticas musicológicas, shows, concertos, recitais, retratas, oficinas e mesas-redondas.

Siga o Festival nas redes: @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia

Visite o site para saber mais

Leia também: Lançamento de livros integra programação do Festival de Música de Penedo