Alunas da Ufal fazem campanha para levar Grupo Ambrosinas para festival

Além de espetáculo no próximo domingo, equipe faz vaquinha on-line para conseguir participar 4º Festival de Teatro Adolescente Vamos Que Venimos Brasil
Por Ascom Ufal
14/10/2022 16h46 - Atualizado em 14/10/2022 às 16h49

No próximo domingo (16), o Grupo Ambrosinas apresenta Os Fuzis da Senhora Carrar, no Cine Arte Pajuçara, às 16h. A apresentação faz parte da campanha para arrecadar recursos para que o grupo possa participar do 4º Festival de Teatro Adolescente Vamos Que Venimos Brasil. O elenco do espetáculo é formado por estudantes dos cursos de Design, Biologia, Educação Física, Ciências Biológicas e a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas.

O Grupo Teatral Ambrosinas foi fundado dentro das aulas de teatro da ONG Ateliê Ambrosina, que funciona no Pontal da Barra, bairro de periferia pesqueira de Maceió. É formado inteiramente por jovens mulheres com idades entre 17 e 24 anos e tem como professora e encenadora a atriz Ticiane Simões e como produtora a também atriz, Tayná Nogueira, ambas estudantes do curso de licenciatura em Teatro da Ufal e integrantes do Núcleo de Pesquisas e Expressões Dramáticas (Neped), que desde a formação do grupo trabalhou em diversos momentos em parceira com a organização.

Com quase quatro anos de existência, o grupo, composto por 13 jovens, foi selecionado para o 4º Festival de Teatro Adolescente Vamos Que Venimos Brasil, que acontece na cidade de Santo André-SP, no período de 1º a 6 de novembro.

De acordo com Tayná Nogueira, o espetáculo faz parte das ações para levantar dinheiro para que o grupo viaje para São Paulo e participe do 4º Festival de Teatro Adolescente Vamos Que Venimos Brasil. “Fomos o único grupo selecionado fora do estado de São Paulo e entendemos o quão importante é para o nosso Nordeste esse feito. O festival já reservou nossa hospedagem, temos alimentação e transporte garantido durante todo o festival, porém, precisamos levantar fundos para compra de passagens aéreas. Para isso, iniciamos a campanha com uma meta e um sonho. Mas não ficamos paradas esperando. Estamos correndo atrás desde o primeiro dia do resultado, seja com a vaquinha, com venda de água e doces na praia e em eventos culturais ou ainda criando agenda de atividades que nos ajude nessa meta. Estamos acreditando que vamos conseguir levar o teatro com sotaque alagoano para São Paulo”, confirmou a produtora.

Ao longo da campanha, o grupo foi conseguindo mais parceiros. O primeiro deles foi o professor Otávio Cabral, que, junto com a editora Sapatilhas de Arame, doou uma tiragem de cem livros. “Pois é, o Concerto Em Dor Maior está com suas vendas totalmente endereçadas ao projeto. Em seguida, ganhamos mais um parceiro incrível, o Centro Cultural Arte Pajuçara topou a proposta da estreia do espetáculo acontecer lá, em seu teatro. Já temos data, hora e lugar para darmos juntas esse tão sonhado passo, que é representar nossa cultura no festival”, destacou Tayná.

Sobre o Ambrosinas

O Ambrosinas – Ateliê para a Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres é uma organização não-governamental alagoana que, há quatro anos, realiza projetos e intervenções voltados para o protagonismo, a visibilidade e a qualificação de mulheres ao mercado de trabalho criativo de Maceió, com o apoio da Fundação canadense Rainbow of Hope for Children.

Fundado em março de 2019, o grupo estreou sua primeira montagem no Festival Estudantil de Teatro Alagoano (Feta), com o espetáculo Quando aprendi a dizer não, que recebeu cinco indicações de prêmio: direção, dramaturgia, iluminação, público e duas indicações a atriz revelação. Itailane Macedo levou o prêmio de atriz revelação.

Ficha técnica:

Direção/encenação: Ticiane Simões e Anna Beatriz Lúcio
Produção: Tayná Nogueira e Adryelle Rosendo
Figurino e cenário: Ticiane Simões
Iluminação: Adda Feitosa e Tayná Nogueira
Sonoplastia: Willyane Xavier

Elenco:

Teresa Carrar: Itailane Macena
Maria: Anna Beatriz
Olga: Jennifer Lorrane
Joana: Alice Chayanne
Ferido: Luana Souza
Manuela: Isabelle Maryna
Padre: Willyane Xavier
Senhora Perez: Milenna Lima
General: Cecília Cathariny
Pescadores: Luana Souza e Cecília Cathariny
Juan: Arielle Biatriz
Coro de mulheres e crianças: Isabelle Maryna, Willyane Xavier, Milenna Lima, LuanaSouza.

Serviço:

O quê: Os Fuzis da Senhora Carrar
Onde: Cine Arte Pajuçara
Dia: domingo, dia 16 de outubro
Hora: 16h
Valor: R$ 20,00 – Clique aqui para adquirir seu ingresso

Sigam nas redes do grupo:

https://www.instagram.com/atelieambrosina/

https://www.instagram.com/teatroambrosinas/