Quinta edição da Musifal destaca Encontro Alagoano de Saxofonistas

Revista é coordenada por equipe do curso de Música da Ufal
Por Thâmara Gonzaga – jornalista
30/12/2021 10h50

Música é arte, diversão, conforto no sofrimento. É memória afetiva, histórica, e também objeto de estudo de muitos pesquisadores. E para os que querem saber mais sobre o assunto, o curso de Música da Universidade Federal de Alagoas disponibiliza a revista eletrônica Musifal, que está em sua quinta edição com uma publicação comemorativa pelo 3º Encontro Alagoano de Saxofonistas (EAS), realizado em 2020 pela Ufal. Para conferir, acesse aqui

A editora geral, professora Ziliane de Oliveira Teixeira, explica que a Musifal “é uma revista científica que visa divulgar publicações nas diferentes interfaces da Música, tais como Performance Musical, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Ensino de Instrumento, Música e Interdisciplinaridade, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente”. Ela informa que a revista também pode promover a publicação de dossiês que agrupem reflexões em torno de um mesmo tema. 

O professor Kleber Dessoles Marques, que atua como editor de sessão e layout, pontua que a comunidade acadêmica do curso já é muito conhecida por suas atuações musicais e que a revista é uma oportunidade para mostrar os estudos científicos que são realizados. 

“Docentes e discentes de Música se notabilizam, no contexto institucional, por ações práticas que envolvem, no geral, o ensino e a extensão. São chamados a atuar em concertos, eventos, oficinas e festividades. Tudo isso faz parte da atuação de um musicista. A partir da Musifal, temos a possibilidade de expor o terceiro pilar das nossas ações acadêmicas: a pesquisa”, destaca Marques. 

O público-alvo da publicação é formado por estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados na área. Profissionais de outras instituições também podem submeter seus trabalhos para publicação. 

“Inicialmente, estamos publicando um número por ano, mas temos intenção de tornar semestral. Para isso, estamos divulgando para receber mais artigos. Não é uma revista exclusiva para alunos e professores da Universidade, embora incentivamos muito a publicação dos autores locais”, afirma Ziliane. Ela informa que são professores da Ufal e de outras instituições que fazem as avaliações dos artigos e que o processo é realizado às cegas por dois pareceristas. 

Kleber Marques salienta que “por se tratar de uma revista aberta e pública, a submissão de trabalhos está disponível para qualquer pessoa interessada”. E ressalta: “Revistas como essa são muito importantes para publicizar o trabalho de pesquisa científica desenvolvido por colegas docentes da Ufal, mas também dos demais membros da comunidade científica”. 

História da Musifal

Criada pelo professor Marcos Moreira, em parceria com o docente Rui Cipelli, a Musifal surgiu para evidenciar o curso de música e auxiliar o projeto de uma futura pós-graduação na área. Moreira ainda atua como colaborador e grande incentivador da revista. 

“A primeira edição foi publicada em 2010 em homenagem a compositores alagoanos, tendo a primeira capa com o renomado Heckel Tavares. Dois anos depois, a capa foi com Mario Marroquim”, lembra Moreira. Ela conta que os artigos eram livres, com autores também de outras universidades.

“Anos depois, em 2017, depois de um longo hiato, a Musifal, com a parceria do professor Flávio Ferreira, teve a edição em homenagem às bandas de música, comemorando os eventos que o curso estava promovendo ao longo dos anos sobre essa temática”, relata. 

Já a terceira edição abordou o Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Musicologia, dentro da programação das Jornadas Pedagógicas para Músicos de Banda (JPMB), um evento da Ufal que completou, em 2021, 12 anos. 

Com a chegada da professora Ziliane Teixeira, ao assumir a coordenação da revista, Moreira conta que a Musifal se adequou ao Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), em 2019, saindo a quarta edição com a capa homenageando o compositor Aquino Japiassu. 

“A revista ganhou status de qualificação obtendo duas edições nos anos de 2019 e 2021. Assim, estabeleceu-se e hoje é um importante instrumento para o curso de música, despertando nos alunos seus primeiros escritos acadêmicos, mesclando com autores já profissionais do meio acadêmico, sendo uma das primeiras revistas eletrônicas da Universidade Federal de Alagoas”, afirma Moreira.