Ufal e Sociedade destaca a campanha de prevenção ao câncer de mama

Entrevistada é a enfermeira Samela Oliveira, chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do Hospital Universitário
Por Lenilda Luna - jornalista
14/10/2021 16h55 - Atualizado em 14/10/2021 às 16h56

O Programa Ufal e Sociedade, que será veiculado na Rádio Ufal nesta segunda-feira (18), às 11h, com reprise às 17h e às 23h, tem como tema o Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, criado no início da década de 1990.

A entrevistada é a enfermeira Samela Oliveira, mestra em oncohematologia, especialista em enfermagem oncológica e cuidados paliativos e chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal.

Samela Oliveira fala sobre as ações que estão sendo realizadas no Centro de Oncologia (Cacon) para orientar sobre as medidas preventivas. A campanha é direcionada para as mulheres porque é no público feminino que é detectado o maior número de ocorrências de câncer de mama, principalmente acima dos 50 anos.

Mas Samela lembra que, pelo menos em 1% dos casos, os pacientes são homens. Então, principalmente se houver casos de câncer na família, também é importante que o público masculino faça a prevenção. Os sintomas nos homens são semelhantes aos casos nas mulheres: inchaço, na maioria das vezes, indolor; enrugamento da pele; retração do mamilo; vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo; e inchaço nas axilas.

O Hospital Universitário oferece tratamento de combate ao câncer, que pode ser feito por meio de hormônio, cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Em algumas situações, a paciente precisa retirar a mama, mas no Cacon, além do apoio psicossocial, é possível fazer a reconstrução mamária. A enfermeira, explica sobre o tratamento e as medidas preventivas durante a entrevista.

Acompanhe e divulgue o podcast do programa Ufal e Sociedade.