Minutos de Saúde alerta sobre a Síndrome de Burnout na pandemia

Podcast é produzido pela Liga Acadêmica de Medicina Tropical e Infectologia
Por Lenilda Luna - jornalista
08/09/2021 16h07 - Atualizado em 08/09/2021 às 16h09

Nestes tempos de pandemia de covid-19 e de crises econômicas e sociais é compreensível que a maioria das pessoas esteja ansiosa, cansada, nervosa... Mas, cuidado, essa situação que, em geral, é passageira, pode, em alguns casos, desencadear um processo mais grave: a Síndrome de Burnout.

No mais recente episódio do podcast Minutos de Saúde, Jandson Soares, enfermeiro e mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fala sobre os sintomas e dá algumas orientações.

Síndrome de Burnout, como Jadson explica, é uma exaustão relacionada ao ambiente de trabalho. “O corpo pedindo socorro porque não aguenta mais e está cansado tanto mentalmente como fisicamente”, alertou o enfermeiro e mestrando da Ufal.

Minutos de Saúde é um programa de áudio com informações importantes sobre como prevenir as doenças infecciosas. A produção é dos estudantes Felipe Mafra e Márcio Lima, da Liga Acadêmica de Medicina Tropical e Infectologia (Lamtropi), com a tutoria do médico e professor Fernando Maia.