Théo Brandão promove live em homenagem ao Folclore alagoano

Será na próxima quinta, às 19h, pelo Youtube
Por Jacqueline Batista – Ascom do MTB
17/08/2021 14h21 - Atualizado em 30/08/2021 às 11h47

Na quinta-feira (19), às 19h, o Museu Théo Brandão (MTB) vai realizar o “Munguzá Virtual” com a live Cultura popular: saberes e fazeres do povo, com a participação da museóloga Cármen Lúcia Dantas, do jornalista João Lemos e de Socorro Lamenha, arquiteta, professora universitária e coordenadora pedagógica do Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte). A mediação será realizada pela museóloga do MTB, Hildênia Oliveira. Você pode ver o bate-papo no canal do Museu no Youtube.

Com essa live, o MTB faz uma homenagem ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto. Segundo Hildênia Oliveira, museóloga do Museu e mediadora da live, o momento será uma oportunidade de conhecer uma percepção abrangente sobre a cultura popular. “Traremos três visões de pessoas que têm uma intimidade muito grande com esse tema: as professoras Cármen e Socorro possuem tanto a experiência acadêmica quanto a prática. Ambas têm vasta experiência com arte popular. João Lemos faz parte dessa outra geração, que vem discutindo a cultura popular no estado. Vamos ter um bate-papo sobre esses saberes e fazeres no contexto da arte popular e do folclore, especialmente em Alagoas. Portanto, teremos uma visão ampla e prática sobre assuntos que não podem ser esquecidos e durante este mês é um bom momento para discutir toda essa nossa riqueza cultural”, explicou.

O “Munguzá Virtual” surgiu a partir do tradicional “Munguzá Cultural”, evento mensal promovido pelo MTB, com um bate-papo sobre assuntos variados. Na ocasião, um munguzá era servido aos participantes. Por causa da pandemia, o evento teve uma adaptação para a versão virtual.