Programa Ufal e Sociedade celebra os 90 anos da Faculdade de Direito

Entrevistada é a professora Elaine Pimentel, diretora da FDA e coordenadora da programação comemorativa, que será realizada no dia 24
Por Lenilda Luna - jornalista
21/05/2021 12h44 - Atualizado em 25/05/2021 às 16h07

A Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) foi fundada em 1931 e é uma das faculdades que formaram a Universidade Federal Alagoas (Ufal), 30 anos depois, em 1961. Para celebrar esta longa história de formação de bacharéis em Direito, várias atividades estão sendo programadas. Os detalhes serão apresentados pela professora Elaine Pimentel, diretora da FDA, no programa Ufal e Sociedade desta segunda-feira (24), que vai ao ar na Rádio Ufal às 11h, com reprise às 17h e às 23h.

Elaine Pimentel é graduada em Direito pela Ufal e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Na entrevista, ela fala sobre alguns dos egressos da FDA que se destacam em várias áreas no cenário nacional e local. “São muitos juristas, políticos, advogados, pesquisadores, professores e professoras que representam a qualidade da formação proporcionada pela Faculdade de Direito de Alagoas”, destacou a professora.

Ao programa Ufal e Sociedade, ela também relata as atividades de extensão, como o Escritório Modelo de Advocacia que oferece atendimento gratuito para a população do entorno da Ufal, que sem esse trabalho não teria condições de pagar honorários advocatícios. “É um grande projeto social, que proporciona um aprendizado prático muito rico para os nossos alunos, assim como contribui para que as comunidades próximas à Ufal tenham acesso ao Direito”, ressaltou.

Projetos com reeducandos do Sistema Prisional, atenção aos Direitos dos Idosos, debate sobre direitos políticos e democracia, direito do consumidor, mediação de conflitos para uma cultura de paz, direito internacional, proteção ao meio ambiente são algumas das ações realizadas por estudantes, com acompanhamento dos professores. “A Faculdade de Direito de Alagoas está presente no cotidiano da sociedade alagoana”, afirmou Elaine Pimentel.

A professora narra ainda a qualidade reconhecida do curso de Direito, comprovada pelas certificações e pelos índices de aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Alagoas (OAB-AL), além de concursos públicos para o Ministério Público, para o cargo de Juiz de Direito, entre outros. “Temos o selo OAB recomenda, que indica a boa formação oferecida pela FDA”, finalizou a professora.

A celebração dos 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas será realizada em cerimônia on-line no canal da FDA no Youtube, às 19h, presidida pela professora Elaine Pimentel, com as presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da vice-reitora, professora Eliana Cavalcanti, do vice-diretor da FDA, professor Felipe Lôbo, além de muitos convidados e convidadas.

Ouça o programa pela Rádio Ufal, toda segunda-feira, às 11h, com reprise às 17h e às 23h. Fique ligado porque o programa vai ao ar de segunda a sábado, às 11h, às 17h e às 23h. Para conhecer mais, acesse o site da Rádio Ufal.