Programa Ufal e Sociedade traz uma entrevista com a professora Adriana Capretz

A professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal fala sobre o trabalho realizado pelo Relu e sobre o patrimônio arquitetônico atingido pela mineração da Braskem
Por Lenilda Luna - jornalista
23/04/2021 12h43

Nesta segunda-feira (26), o programa Ufal e Sociedade, da Rádio web Ufal, traz uma entrevista com a professora Adriana Capretz Borges da Silva Manha, arquiteta, mestra em Engenharia Urbana e doutora em Ciências Sociais. Adriana é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau), da Universidade Federal de Alagoas ( Ufal) e uma das líderes do grupo Representações do Lugar (Relu).

O Relu é um dos grupos de pesquisa mais antigos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal. “O grupo foi formado em 2004 pela professora Maria Emília de Gusmão Couto Sarmento. Em 2007, passou a contar com Josemary Omena Passos Ferrare, que também foi aluna da primeira turma de arquitetura formada pela Faculdade. Eu entrei em 2008, ocupando a primeira vaga de professora adjunta na Fau Ufal, após ter concluído o doutorado em Ciências Sociais na UFSCar”, narra a professora Adriana Capretz.

A professora falou sobre a atuação do Relu em pesquisa e extensão. “Devolvemos nosso trabalho de pesquisa para a população na forma de atividades e programas que beneficiem a todos, em três frentes: inventário do patrimônio material e imaterial; restauração e educação patrimonial. Criamos a Turma do Guerreirinho, que é formada por 24 personagens baseados em nossa cultura, homenageando nossas personalidades, nossos folguedos e nossos mestres de patrimônio”, destaca Adriana.

Sobre o patrimônio arquitetônico atingido pela mineração em cinco bairros de Maceió, a professora Adriana Capretz enfatiza que é preciso o envolvimento de toda a cidade nessa defesa. “Existem tecnologias para se preservar estes patrimônios e a empresa que causou os danos precisa ser chamada à responsabilidade. Não pode simplesmente sair comprando tudo e fazer o que bem entender pois são patrimônios protegidos por lei e a lei tem que ser cumprida, ou não tem? Será que só os pobres é que devem temer a lei sob pena de multa ou prisão?”, alerta a professora.

Acesse e compartilhe o programa Ufal e Sociedade da Rádio Ufal

O Relu tem três perfis doInstagram onde disponibiliza materiais gratuitos de educação patrimonial: @relu.ufal; @tatipirun.relu; e @sereias.alagoanas.

E o canal no Youtube: Tatipirun Educação Patrimonial