Pró-reitores de Graduação da Ufal e da UFPe assumem coordenação do Cograd NE

Amauri Barros assume vice-coordenação do Cograd no biênio 2021-2022
Por Jacqueline Freire - jornalista
21/01/2021 17h31 - Atualizado em 22/01/2021 às 14h36

O Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd/Andifes) elegeu em dezembro a nova Diretoria Nacional e as diretorias regionais para o próximo biênio. Para a coordenação do Cograd Nordeste, foi eleita a professora Magna Silva (UFPe) junto com o professor Amauri Barros (Ufal) que assumem a coordenação nos próximos dois anos.

O professor Amauri Barros, que é atualmente pró-reitor de Graduação da Ufal, falou da importância do Cograd para as Ifes. “O Cograd é uma grande escola, lá tomamos conhecimento das experiências exitosas de outras Ifes e das tendências nacionais no campo acadêmico”.

Em sua primeira passagem pela Prograd/Ufal e consequentemente pelo Cograd/Andifes, entre 2012 e 2016, houve a possibilidade de desenvolver várias ações e criar programas e projetos, a exemplo do Programa de Formação Continuada na Ufal para os Docentes. “Após grandes discussões iniciadas nas reuniões no prédio da Andifes em Brasília, e visitas a outras Ifes, formatamos o Programa de Formação Continuada Docente da Ufal (Proford), que é uma "joia" da nossa instituição e referência nacional neste campo. A título de informação saímos de 295 formações ofertadas em 2019 para 1665 em 2020, um crescimento superior a 500% neste último ano”, enfatiza Barros.

O pró-reitor relembra ainda que neste período de pandemia o Proford tem sido carro chefe para qualificar e impulsionar as diversas ações formativas na Universidade. “Temos ofertado um rico repertório de minicursos, webinários, lives, debates, etc. para toda comunidade da Ufal e externa, através do canal Youtube da Prograd”, explica.

“Para este ano de 2021 no Cograd já estamos com uma agenda recheada de pautas acadêmicas e administrativas de grande relevância, como a discussão do processo Enem/Sisu, políticas inclusivas (Bancas de heteroidentiifcação, Bancas PcD, etc), formação de professores, etc.”, afirma.

Após a eleição das coordenações regionais, foi eleita a nova Diretoria Nacional, composta pela professora Maria do Socorro (UFRPE) e pelo professor Sergio Freitas (UnB), como coordenadora e vice-coordenador.

Sobre o Cograd

O Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES – Cograd/Andifes, foi criado em 2010 para estabelecer os aspectos de organização e de funcionamento do Ensino de Graduação. O Cograd é um órgão de assessoramento da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nas temáticas ligadas as Pró-reitorias de Graduação.