Evento debate políticas institucionais antirracistas na área do Direito

Será na quarta-feira (16), às 19h, pelo Youtube
Por Ascom Ufal
11/12/2020 10h24

Na próxima quarta-feira (16) a Universidade Federal de Alagoas promove o último debate da segunda edição do evento Diálogos necessários: a urgência pela desconstrução social do racismo. Será feita uma reflexão sobre possibilidades de políticas institucionais antirracistas no contexto do Direito, compreendendo que essas ações afirmativas são importantes desde a formação jurídica. A transmitido será pelo Youtube, a partir das 19h.

No destaque das discussões estão o sistema judiciário e a educação jurídica no enfrentamento do racismo. Os interessados podem se inscrever para receber a certificação no evento. As inscrições podem ser feitas pelo cadastro no Sigaa (Proex/Ufal)

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jusciney Carvalho, o evento terá a participação de dois profissionais do Direto, Janaína Muniz da Silva e Cleudson Barreiros Gonçalves. “Eles atuam em instâncias diferentes e, por isso, poderão falar sobre suas experiências e apreensões sobre como o enfrentamento ao racismo é necessário, sobretudo considerando um aumento significativo de mais profissionais negros nessa área historicamente desigual”, disse Jusciney.

Janaína Muniz da Silva é doutoranda em Direito Público na Universidade Federal da Bahia (UFBA)e mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador. Advogada atuante desde 2010 e professora universitária desde 2014, com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação das faculdades de Direito da UFBA, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Centro Universitário Estácio da Bahia.

Ela membro efetivo das Comissões de Educação e Relações Universitárias e Igualdade Racial do IAB Nacional e da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/BA. Pesquisadora nas áreas de Empreendedorismo Feminino Negro, Direito à Educação e Integração Regional.

Seu trabalho mais relevante -e que vem definindo grande parte de sua produção acadêmica- é sobre o estudo da legislação educacional de países do Mercosul e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Teve resultados publicados em obras individuais, coletivas, periódicos científicos e anais de eventos promovidos por diferentes universidades nacionais e estrangeiras, como a USP (SP), Unesa (RJ), UFBA, Uneb, UCSAL (BA) e Universidade de Açores (Portugal). É também palestrante, parecerista, conteudista e revisora de obras, artigos e manuais produzidos em suas áreas de aderência.

Cleudson Barreiros Gonçalves é graduado em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e especialista em Planejamento de Cidades pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Foi servidor público federal no IBGE, aprovado nos concursos de servidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul e analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental de São Paulo. Atualmente é assistente judiciário do Gabinete do Juízo da 13ª Vara Criminal de São Paulo.

A atividade terá a mediação da professora Jusciney Carvalho, doutora em Educação, professora do Centro de Educação da Ufal, pesquisadora integrante do grupo Gestão e Avaliação Educacional (GAE/CNPq) e colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufal).