Pesquisa do Cedu vai avaliar saúde mental de alunos e docentes da Ufal

Comunidade acadêmica pode responder questionário até outubro
Por Ascom Ufal
23/09/2020 14h21 - Atualizado em 25/09/2020 às 08h44

Pesquisadores da Ufal estão realizando uma série de estudos para entender os impactos da pandemia na vida das pessoas. Uma dessas pesquisas é promovida por integrantes do grupo de pesquisa Saúde Mental, Ética e Educação, do Centro de Educação (Cedu), e tem como objetivo mapear a vivência desse período em termos de saúde mental de docentes e alunos da Universidade.

Estudantes (a partir de 18 anos) e docentes de todos os campi da Ufal podem responder ao questionário Educação e saúde mental em tempos de pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV-2): vivências de alunos e professores do ensino superior, disponível neste link, até o mês de outubro.

Descrever as estratégias utilizadas pela comunidade acadêmica para promover a sua saúde mental no período de pandemia, além de verificar a autoavaliação sobre o estado da mente antes e durante esse período, também estão entre os objetivos da pesquisa coordenada pela docente Deise Juliana Francisco, com a participação dos pesquisadores e doutorandos Adilson Rocha Ferreira, Marcos Leandro da Silva, Rafael André de Barros e Suzy Kamylla de Oliveira Menezes.

“Este estudo contribuirá para o fortalecimento da atenção à saúde mental de professores e estudantes universitários do estado de Alagoas, em especial, no período da pandemia desencadeada pelo Coronavírus”, justificam os pesquisadores.