Contrato de telecomunicação traz melhoria da internet para Ufal

Suporte a infraestrutura de rede é fundamental para assegurar a qualidade e a continuidade dos serviços de internet em todos os Campi da instituição
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo, com equipe NTI
03/07/2020 14h14 - Atualizado em 08/07/2020 às 09h42

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) realizou a prorrogação excepcional do contrato de links com a Veloo, que viabilizou o fornecimento de um serviço com maior eficiência, vantajosidade e economicidade, aumentando a cobertura da internet e elevando a qualidade do serviço oferecido para a Universidade.

As melhorias ficaram evidenciadas na manutenção do contrato realizado na renovação de 2019, que possibilitou a substituição de outros contratos encerrados com uma economia de R$ 118.321,32. Para este ano, estima-se repetir o feito, atingindo uma economia total de R$ 236.642,64. 

Jairo Menezes, servidor do NTI que participou da negociação, destaca o principal benefício obtido: "Antes, a contratada atendia somente a três localidades: Campus do Sertão (Sede - Delmiro Gouveia), Unidade Santana do Ipanema e Unidade Viçosa. Depois da negociação, passou a prestar serviço a mais cinco localidades: Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios, Unidade Penedo, Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e no A.C. Simões, alcançando todos os campi da Ufal sem implicar custo adicional"

Além da ampliação do alcance, a conectividade também foi melhorada por meio da elevação da taxa de transmissão, chegando a 1 Gbps. Os detalhes do acordo com os últimos dois termos aditivos estão,  disponíveis no link.