Grupo de pesquisa lança plataforma online para ofertar cursos

Gedeall discute problemáticas da convivência humana e do ensino e aprendizagem de línguas, novos cursos serão lançados no fim do mês
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
14/05/2020 13h46 - Atualizado em 15/05/2020 às 15h10

O Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedeall) do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas lançou uma plataforma de cursos de aperfeiçoamento crítico que oferta diversas atividades.

Segundo a coordenadora do projeto, Rita de Cássia Souto Maior, a plataforma intitulada Encontros de estudos, cursos de aprofundamento crítico on-line e jornadas sobre conjunturas têm o objetivo de proporcionar à comunidade a oportunidade de aprofundar reflexões teórico-práticas sobre as estruturas histórico-sociais contemporâneas e sobre temas que se relacionem com problemáticas da convivência humana e do ensino e aprendizagem de línguas.

Entre os cursos ofertados, está o Discurso e Poder: violência contra a mulher em tempos de pandemia. A atividade, que é gratuita, preencheu mais de 130 inscrições e está sendo ministrada pelo professor Wanderson Queiroz que discute as implicações dos discursos de ódio e dominação dos homens sobre as mulheres desde a história antiga até os dias atuais, resultando na perpetuação de violências sexistas.

Segundo Wanderson, o curso é de extrema importância devido a realidade de ódio vivenciada pelas mulheres em seus lares tanto em contexto nacional como em contexto internacional, sobretudo quando não há outro meio de viver longe de seu agressor, tal como podemos ver atualmente.

“No contexto brasileiro, nosso país figura na 5ª posição dentre os países que mais matam mulheres pelo simples fato de serem mulheres e o curso tem o objetivo de refletir sobre os discursos que (des)constroem a identidade feminina e que, ao mesmo tempo, (re)produzem os tipos de violências sofridos por mulheres em contexto de ambiente doméstico, sobretudo em tempos de pandemias” salienta.

A estrutura do curso aborda os diferentes tipos de violências usados como forma de manutenção do poder e possessão, bem como os meios de enfrentamento disponíveis, sobretudo como forma de prevenção e informação. As inscrições do curso em questão estão encerradas. No entanto, após a conclusão da primeira turma, novas vagas serão ofertadas.

Além deste, outros cursos com temas variados como: ensino de português para surdos, introdução aos estudos Queers, o uso de Jogos e dinâmicas na sala de aula, desnaturalizações sobre a transexualidade, o trabalho com linguagem na sala de aula, o uso de meme no ensino e o trabalho com o ensino da literatura são disponibilizados.

A partir do dia 28 deste mês, novas atividade de uma segunda série de temas serão ofertados, para saber mais acesse o link.