Orientações Gerais
Antes de consultar o pagamento da sua bolsa, leia com atenção as instruções abaixo:
De acordo com o Manual de Política e Procedimentos de Pagamento de Bolsas, o pagamento estará disponível em conta corrente ou para saque no guichê de caixa (pagamento sem conta corrente).
O processo com pendências poderá ser devolvido à Unidade Solicitante em qualquer etapa do procedimento de pagamento. Ao retornar, será estabelecido um novo trâmite para pagamento, de acordo com a data de recebimento do processo.
A consulta é composta de: nome da bolsa, nº do processo aberto pela Unidade Solicitante, data de chegada do processo no DCF (Departamento de Contabilidade e Finanças), situação do processo e data de previsão de pagamento.
Clicando no nome da bolsa é possível verificar se o nome da(o) bolsista está na Folha de Pagamento. Apenas o nome da(o) bolsista é mostrado e as informações, como dados bancários e valor a receber, são omitidas.
Caso a bolsa não seja encontrada na consulta, significa que o processo ainda não foi recebido no DCF.
Caso a bolsa esteja com o status "aguardando financeiro", significa que o valor da bolsa já foi solicitado via SIAFI (Sistema Financeiro) ao Ministério da Educação e estamos no aguardo do repasse do recurso financeiro por parte do Governo Federal para efetuar o pagamento. A data à esquerda do "aguardando financeiro" indica quando o processo chegou ao DCF e houve solicitação do recurso financeiro.
Caso a situação do processo da bolsa esteja como "PAGO", a bolsa estará disponível para saque pelos bolsistas a partir da data indicada à direita do "PAGO".
Mesmo que o nome da(o) bolsista esteja na Folha de Pagamento, é indispensável verificar os Dados inconsistentes/Devolvidos pelo banco no final da página de consulta, pois ainda assim a(o) bolsista poderá não receber (pagamento pode não ser realizado/concluído). No link, consta o documento mais recente com os bolsistas que não receberam a bolsa, bem como o memorando (nº e data) enviado ao campus/pró-reitoria responsável informando a devolução do valor pelo banco.
Todos os dados constantes na Folha de Pagamento são de responsabilidade da Unidade Solicitante.
- Inexistência de saque (pagamento sem conta corrente) no prazo de 7 (sete) dias;
- Domicílio bancário inexistente.
- Conta corrente inválida;
- Conta corrente inativa ou encerrada;
- CPF inválido;
- CPF em duplicidade;
- CPF divergente do titular;
- Qualquer outro problema não identificado anteriormente.
- Caso o nome do bolsista não conste na Folha de Pagamento;
- Caso haja discordância com relação ao valor pago;
- Caso seja necessário alterar dados bancários;
- Caso o bolsista esteja na relação de Dados inconsistentes/Devolvidos pelo banco.
Problemas sobre inclusão/exclusão de bolsista, necessidade de alteração de dados bancários, início de processos de pagamento em relação a editais abertos de bolsas ou auxílios devem ser solucionados diretamente com a Unidade Solicitante (pró-reitoria ou campus responsável). O DCF não tem autonomia ou gerência sobre esses assuntos; executa o pagamento conforme é informado no processo de pagamento realizado pelo campus/pró-reitoria.
Dúvidas em relação apenas ao pagamento em si podem ser solucionadas através do e-mail secretaria@dcf.ufal.br. O bolsista deve informar seu CPF, a bolsa (ou auxílio) e o mês que pretende obter informações e o número do processo aberto para pagamento da bolsa/auxílio.