Como solicitar máquina virtual
Apresentação
Este documento apresenta considerações acerca do serviço de Máquina Virtual - MV (Cloud-UFAL) oferecido por esta Instituição.
Público-alvo
Pessoas que possuam vínculo com a Instituição: Alunos ou Servidores (Professores e Técnicos administrativos).
Composição do serviço
Este serviço compreende as seguintes características:
- Máquina virtual (MV);
- IP Público ou privado.
Caso o interessado necessite maiores informações acerca de detalhes de configuração e/ou versões utilizadas, deve-se solicitar através da Central de Atendimento do NTI.
Como solicitar
Dar entrada no processo encaminhado ao NTI, com a documentação anexada, devidamente preenchida e assinada.
O processo deve acompanhar:
- Comunicação Oficial;
- Formulário de solicitação da Máquina Virtual;
- Termo de responsabilidade para liberação de IP Público/DNAT (se aplicável).
O processo deve ser encaminhado pela Unidade Acadêmica/Administrativa, ou seja, pelo diretor da Unidade, direcionado ao NTI.
Observações:
- Cada grupo ou laboratório de pesquisa ou unidade organizacional (Pró-reitorias, Departamentos etc.) poderá solicitar até 3 maquinas virtuais, com limite de 50 GB de espaço em disco cada, com um limite total de 12 GB de memória RAM, sendo cada uma, com um dos seguintes perfis de configuração:
- 1 CPU e 512MB de RAM;
- 1 CPU e 1GB de RAM;
- 2 CPU e 2 GB de RAM;
- 4 CPU e 6 GB de RAM;
- Nenhuma outra combinação é permitida.
- No caso de grupo de pesquisa, no formulário de solicitação da máquina virtual, o responsável deve ser o respectivo líder do grupo devidamente registrado no CNPQ (informar link). Ainda que a MV seja destinada a algum membro do grupo, tal informação deve ser explicitada na Comunicação Oficial;
- Para ter acesso à máquina virtual, é necessário o uso de um IP público ou privado (sub-rede existente).
- Caso o requerente necessite de múltiplas máquinas, nem todas necessitarão de IP público (a critério do requerente ou disponibilidade de recursos da UFAL);
- Na comunicação oficial, deve-se explicitar o uso/finalidade da MV, pessoas/entidades envolvidas (no caso de parcerias entre grupos/unidades organizacionais etc.), bem como indicar a data de remoção da mesma.
Demais considerações
- Ler atentamente a portaria 1.198/2015 (Uso, administração, recursos e investimentos da Cloud-UFAL) e respectivo escopo do serviço.
- Ler atentamente a portaria 1.197/2015 (Concessão de IP público);
- O uso deste serviço requer que o usuário possua conhecimentos em administração de servidores linux, redes de computadores e segurança de sistemas;
- A responsabilidade pela instalação, manutenção e disponibilidade dos serviços oferecidos pelas Máquinas Virtuais é de cada usuário;
- Incidentes de segurança envolvendo a MV e/ou IP público associado, serão de inteira responsabilidade de seu titular;
- Não há nenhuma garantia do pronto atendimento da solicitação, pois será avaliado a disponibilidade de recursos, vide portaria 1.198/2015.