Orientações Gerais

Antes de consultar o pagamento da sua bolsa, leia com atenção as instruções abaixo:

O pagamento estará disponível em conta corrente ou para saque no guichê de caixa (pagamento sem conta corrente).

O processo com pendências poderá ser devolvido à Unidade Solicitante em qualquer etapa do procedimento de pagamento. Ao retornar, será estabelecido um novo trâmite para pagamento, de acordo com a data de recebimento do processo.

Como funciona a consulta?

A consulta é composta de: nome da bolsa, nº do processo aberto pela Unidade Solicitante, situação do processo e a data em que o pagamento estará disponível.

Clicando no nome da bolsa é possível verificar os detalhes do processo de pagamento, bem como a relação nominal de bolsistas.

Caso a bolsa não seja encontrada na consulta, significa que o processo ainda não foi recebido no DCF.

Caso a bolsa esteja com o status "aguardando financeiro", significa que o valor da bolsa já foi solicitado via SIAFI (Sistema Financeiro) ao Ministério da Educação e estamos no aguardo do repasse do recurso financeiro por parte do Governo Federal para efetuar o pagamento.

Caso a situação do processo da bolsa esteja como "PAGO", a bolsa estará disponível para saque pelos bolsistas a partir da data indicada à direita do "PAGO".

Na página de consulta também é possível verificar a relação de pagamentos devolvidos pelo banco, clicando em "Devoluções", no topo da página. Após aplicar os filtros de ano e mês, será exibido o documento mais recente com os bolsistas que deixaram de receber a bolsa, bem como o memorando (nº e data) enviado ao campus/pró-reitoria responsável informando a devolução do valor pelo banco.

Todos os dados constantes na Folha de Pagamento são de responsabilidade da Unidade Solicitante.

Quando o pagamento é devolvido pelo banco?
  • Inexistência de saque (pagamento sem conta corrente) no prazo de 7 (sete) dias;
  • Domicílio bancário inexistente.
Quando o pagamento não chega a ser realizado?
  • Conta corrente inválida;
  • Conta corrente inativa ou encerrada;
  • CPF inválido;
  • CPF em duplicidade;
  • CPF divergente do titular;
  • Qualquer outro problema não identificado anteriormente.
Nas situações em que o pagamento não for realizado ou for devolvido pelo banco, a Unidade Solicitante será informada e deverá tomar as providências cabíveis para que o pagamento seja regularizado.
Quando procurar a Unidade Solicitante?
  • Caso o nome do bolsista não conste na Folha de Pagamento;
  • Caso haja discordância com relação ao valor pago;
  • Caso seja necessário alterar dados bancários;
  • Caso o bolsista esteja na relação de Dados inconsistentes/Devolvidos pelo banco.

Problemas sobre inclusão/exclusão de bolsista, necessidade de alteração de dados bancários, início de processos de pagamento em relação a editais abertos de bolsas ou auxílios devem ser solucionados diretamente com a Unidade Solicitante (pró-reitoria ou campus responsável). O DCF não tem autonomia ou gerência sobre esses assuntos; executa o pagamento conforme é informado no processo de pagamento realizado pelo campus/pró-reitoria.

Dúvidas em relação apenas ao pagamento em si podem ser solucionadas através do e-mail secretaria@dcf.ufal.br. O bolsista deve informar seu CPF, a bolsa (ou auxílio) e o mês que pretende obter informações e o número do processo aberto para pagamento da bolsa/auxílio.

Logo do chatbot Mundaú