Acidente com material biológico

Acidentes envolvendo fluidos orgânicos.

Acidente em serviço é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da Administração Pública Federal, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, ou mesmo a morte.

Acidente em serviço com Exposição a Material Biológico é o acidente envolvendo sangue e outros fluídos orgânicos ocorridos com profissionais durante o desenvolvimento do seu trabalho, sobretudo onde estejam expostos a materiais biológicos potencialmente contaminados, como setores de saúde ou de trato com seres vivos.

Ante a ocorrência de um acidente com material biológico no Hospital Universitário, devem-se adotar os seguintes passos:

- Lavar a parte afetada com sabão e água corrente. Se o acidente atingir mucosas, lavar com água corrente ou soro fisiológico. Caso o material venha de contato com um paciente, procurar reter a pessoa junto para avaliações.

- Procurar o enfermeiro de plantão na unidade onde ocorreu o acidente ou o enfermeiro que estiver mais próximo para que sejam solicitados os exames sorológicos do profissional acidentado e do paciente-fonte.

- Enfermagem preenche requisições para exames do acidentado e do paciente-fonte em formulário próprio encaminha acidentados ao laboratório.

- Necessário que o trabalhador e paciente fonte possuam n. de prontuário HUPAA - pode ser obtido urgentemente no SAME com formulário próprio de abertura de prontuário obtido pelo enfermeiro que atender o caso.

- Laboratório realiza exames solicitados e disponibiliza resultados do teste rápido para HIV, em até duas horas após o acidente.

- Se o teste rápido para HIV do paciente fonte for positivo, o enfermeiro responsável pelo atendimento deve solicitar ao médico plantonista a prescrição, em formulário próprio, do esquema antirretroviral e encaminhar o acidentado à farmácia satélite do HUPAA - 3º andar.

- Logo que possível, acidentado se dirige à Unidade SIASS para preenchimento de protocolo de acidentes com material biológico e da CAT.

- Enfermagem SIASS obtém resultados dos exames e dá seguimento ao protocolo - orientações e retorno.

- No SIASS, Medicina do Trabalho avalia acidentado e exames; Perícia realiza o registro do caso no sistema eletrônico; Enfermagem registra ocorrência no SINAN.

Para residentes ou estudantes que atuam no Hospital, será dispensada a CAT e o registro pericial.

Biológico ou perfurocortante em outros lugares, protocolo próprio.

Estudantes em geral, fora do HU, devem seguir o protocolo da unidade de atuação ou procurar o HDT, que é o serviço de referência do estado. Em cidades do interior, deve-se procurar unidade de emergência ou UPA.