Projeto da Fanut realiza ciclo de palestras sobre aleitamento materno

Evento será no dia 1º de abril no Hospital Universitário; inscrições já estão abertas
Por Deriky Pereira – jornalista
20/03/2024 09h16
Projeto Amamenta Hupaa é coordenado pela docente Myrtis Bezerra [ao centro] da Fanut e conta com os estudantes Adonay Guedes, Esther Cândido, Beatriz Leal e Isabely Barros

Estudantes e profissionais das áreas da saúde estão convidados a participar do evento Aleitamento Materno em Foco: A amamentação no selo Ihac [Iniciativa Hospital Amigo da Criança], promovido pelo projeto Amamenta Hupaa, da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento será realizado no dia 1º de abril no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e já conta com inscrições abertas que podem ser feitas por meio deste link.

A programação terá início a partir das 8h30 com o credenciamento dos participantes e, em seguida, às 9h, a nutricionista Monica Lopes fala sobre A importância da amamentação para a mãe e o bebê; às 9h25, será a vez da fonoaudióloga Conceição de Santana, com a palestra Bicos artificiais e aleitamento materno: o que temos de atualidades?; às 10h30, a nutricionista Renata Moura fala sobre Papel das maternidades na amamentação: do nascimento à alta hospitalar.

Na sequência, a partir das 10h55, o evento prossegue com a psicóloga Fayruz Martins, que vai apresentar o tema Desafios da Implementação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac). Por último, será a vez do lançamento do livro Apoio à amamentação: um guia acolhedor para mães, familiares e profissionais de saúde, assinado pela equipe organizadora do evento, Myrtis Assunção, Adonay Guedes, Esther Cândido e Beatriz Leal.

Segundo Myrtis Assunção, líder do projeto Amamenta Hupaa, que organiza e realiza o evento, apoiar e incentivar o Aleitamento Materno Exclusivo [Ame] e do Aleitamento Materno Continuado [AMC] é um dos principais objetivos dos profissionais e das instituições que promovem saúde, sendo uma das Metas Globais instauradas na Agenda 2030 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Este livro trata sobre o manejo nas principais dificuldades que podem surgir durante amamentação. É um aliado para mães e profissionais da saúde que desejam explorar as principais questões relacionadas à temática. Dessa forma, o evento e o livro estão alinhados com a causa, objetivando facilitar o acesso à informação e aumentar a duração do aleitamento materno, contribuindo assim, também, para a saúde da mulher e da criança”, explica Myrtis.

Clique aqui e acompanhe mais detalhes sobre o evento.

Amamenta Hupaa

O projeto, coordenado pela docente da Fanut, surgiu como uma ampliação do então projeto de pesquisa intitulado Mídias sociais como ferramenta de apoio e incentivo ao aleitamento materno no pós-parto, que era realizado em 2023 no HU. Atualmente conta com graduandos do curso de Nutrição e uma equipe técnica de colaboradores, formada por nutricionistas, psicóloga e fonoaudióloga.

“O objetivo é apoiar e incentivar o aleitamento materno das puérperas/lactantes atendidas na maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e capacitar os profissionais de saúde sobre o Aleitamento Materno Exclusivo, além de desenvolver o eixo ensino-pesquisa-extensão dentro da Ufal e promover apoio e acolhimento para pessoas atendidas pela maternidade do HU”, complementa a docente.

Para tanto, realiza Capacitação/Atualização Profissional dos técnicos, gestores, servidores e profissionais da saúde da maternidade do Hospital Universitário sobre como apoiar/incentivar o aleitamento materno, além de Orientação/Suporte/Apoio às puérperas/lactantes do HU sobre aleitamento materno e manejo das dificuldades na amamentação.

O apoio e incentivo ao aleitamento materno para puérperas/lactantes será tanto presencial, com oficinas, rodas de conversa e a criação de uma sala de apoio da equipe do Amamenta Hupaa, quanto por mídias sociais, como o WhatsApp e o Instagram”, explica Myrtis Assunção.

Saiba mais sobre o projeto aqui. Acompanhe também o perfil do Instagram do projeto que apresenta outros detalhes, basta clicar neste endereço eletrônico.