Ufal é a 3ª instituição pública com maior interação nas redes sociais

Destaque nacional em 2023 foi constatado pela plataforma SocialMidiaGov
Por Lenilda Luna - jornalista
23/02/2024 15h32 - Atualizado em 26/02/2024 às 09h56
Equipe da Assessoria de Comunicação comemora o reconhecimento nacional de suas redes sociais

O uso de mídias sociais na comunicação institucional de universidades públicas tem se tornado cada vez mais frequente por várias razões, entre elas, pelo alcance e engajamento que possibilita, permitindo que as informações mais importantes estejam acessíveis para a comunidade universitária.

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as redes sociais são utilizadas de forma institucional, com planejamento e acompanhamento, há quase duas décadas. Mas, recentemente, foi verificado um crescimento bastante relevante na interação, principalmente no perfil do Instagram.

O relatório de 2023 identificou um aumento de 78,83% de curtidas, de 212,20% de comentários e de 74.10% de engajamento, em relação ao ano anterior. As mais de mil publicações feitas ao longo do ano alcançaram mais de oito milhões de pessoas e renderam mais de 34 mil cliques ao portal ufal.br, que corrobora um dos principais objetivos das redes sociais institucionais, que é direcionar o usuário a informações mais aprofundadas, sejam factuais ou de divulgação científica, em uma estratégia de crossmedia [um mesmo conteúdo divulgado por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação].

As estatísticas chamaram atenção e foram detectadas pela SocialMidiaGov, uma plataforma que auxilia instituições públicas no planejamento e na produção de conteúdo para as redes sociais. A Ufal ficou em 3º lugar no ranking nacional das universidades públicas e institutos federais e estaduais, com maior número de interações nas redes sociais em 2023.

Atualmente, a Ufal está presente no Instagram, no Facebook, no X, no Youtube e no Flickr, e, por enquanto, não pretende ampliar a participação em outras mídias. “Não atuamos ainda no TikTok, por exemplo, em virtude da equipe reduzidíssima. Somos uma dupla nas redes sociais, eu e Jônatas [Medeiros, social media], e, em alguns momentos, uma ‘euquipe’”, explicou Rose Ferreira, gerente de redes sociais da Ufal.

Rose Ferreira é servidora da Assessoria de Comunicação da Ufal desde 2008, com graduação em Jornalismo, pela Ufal; especialização em Mídias na Educação, pela Ufal; e mestrado em Multimídia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup). Jônatas Medeiros tem graduação em Marketing, é graduando em Relações Públicas pela Ufal, e atua como prestador de serviço eventual. Eles acompanham as redes sociais da Ufal desde sua criação, em 2014. “Fui gerente no período de 2014 a meados de 2017, quando Jônatas e outros estudantes atuavam como estagiários. Em 2019, saí de licença para qualificação para o mestrado, retornando em 2021, quando reassumi a função”, contou a servidora.

A experiência de divulgação científica nas redes sociais foi o objeto de pesquisa no mestrado de Rose. “Minha dissertação tratou justamente do uso das redes sociais, especificamente do Instagram, para comunicação de ciência e divulgação científica. Na época, utilizei as redes da Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas] como estudo de caso, porque as redes da Ufal estavam suspensas”, esclareceu Rose.

Segundo a servidora, o trabalho desenvolvido nas redes sociais da Ufal não é isolado, mas resultado de um trabalho integrado entre os profissionais de Jornalismo, Design, Publicidade e Relações Públicas. “Costumo dizer que somos poucos, precisamos urgentemente de mais profissionais para dar conta das demandas de comunicação da maior universidade pública de Alagoas, mas somos muito empenhados e competentes no que fazemos”, concluiu Rose Ferreira.