Pesquisadores de Geografia lançam novo livro sobre formação docente

Obra abrange as memórias, investigações e práxis pedagógica do Pibid e PRP
Por Jacqueline Freire - jornalista
27/02/2024 14h12 - Atualizado em 04/03/2024 às 13h44

Em mais um lançamento pela Editora CRV, os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Denis Rocha Calazans, David Wanderley Silva Lins, José Silvio dos Santos, Murilo Mendonça Souza, André Felipe Alves, Jacqueline Praxedes de Almeida e Cirlene Jeane Santos e Santos lançam a obra: Pibid e PRP Geografia e a formação docente: Memórias, investigações e práxis pedagógica.

O livro é uma iniciativa dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica (Pibid e PRP) do Campus A. C. Simões da Ufal, e foi financiado integralmente pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), uma das escolas-campo dos dois programas. Os docentes autores do livro são todos supervisores e preceptores dos programas, além da coordenadora de área e docente orientadora do Pibid e PRP, a professora Jacqueline Praxedes. 

Segundo Praxedes, o Pibid e o PRP Geografia do núcleo Maceió são os primeiros programas na Ufal a publicarem livro com os resultados obtidos com as ações e investigações desenvolvidas nas escolas-campo. E esse já é o 2º livro dos núcleos em parceria, pois no ano de 2022 eles também lançaram, pela mesma editora o livro: Pibid e PRP Geografia em Tempos de Ensino Remoto Emergencial: práticas, reflexões e investigações, que traz as vivências dos pibidianos e residentes no sistema remoto durante a pandemia de covid-19. 

Na edição atual, assim como na anterior (2020-2022), as professoras Jacqueline Praxedes de Almeida e Cilene Jeane Santos e Santos, ambas do Instituto de Geogragia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) da Ufal, coordenam os subprojetos da Geografia em Maceió. Jacqueline, docente orientadora do PRP, e a professora Cirlene Jeane, coordenadora do Pibid, comentam que este 2º livro tem um valor muito grande para todos os participantes dos programas, pois além de demonstrar a integração dos dois programas que, assim como na 2020-2022, atuam em parceria, também representa um marco para o curso de Geografia Licenciatura, pois reafirma o potencial acadêmico da produção dos alunos do curso.

"Nossa intenção é de que a cada edição dos programas se possa organizar um livro com as produções acadêmicas dos participantes dos programas, mas frisam que esse processo não é fácil, passando por várias dificuldades que vão desde o processo de desenvolvimento da escrita até o financiamento para a produção do material", explica a professora Jacqueline Praxedes.

O professor Denis Calazans, conta que a publicação é resultado de um enorme esforço para fazer com que pessoas tão diferentes trabalhassem de forma colaborativa em prol de um objetivo comum. "É também a alegria de ver estampado no rosto, principalmente dos pibidianos e residentes, a alegria de terem conseguido superar todas as dificuldades acadêmicas e materializar uma obra dessa importância. O livro reforça a certeza de que podemos produzir ciência com qualidade e que com trabalho duro e boa vontade podemos superar as adversidades", reflete.

Já o professor Murilo Mendonça comenta sobre a dificuldade de se desenvolver pesquisa, e do quanto a oportunidade foi importante. "Quando se atua na docência da educação básica há pouco tempo e oportunidades de desenvolver pesquisa, apesar de tratar-se de um espaço repleto de questões que instigam a mesma. É incrível a possibilidade de sistematizar esse conjunto de experiências e aprendizagens em artigos científicos que hoje compõem um livro. Melhor ainda é saber que esses textos estão disponíveis para acesso de qualquer interessado e que podem servir como referência para a formação inicial e continuada de professores", diz.

Os docentes destacam ainda a importância da obra para suas carreiras acadêmicas, a exemplo do professor André Alves: "A participação na construção desta obra foi e é muito valiosa para minha caminhada enquanto docente da rede estadual de ensino do Estado de Alagoas e como pesquisador nas áreas da geografia e educação. Nela avancei meus conhecimentos e experiência na escrita acadêmica, na orientação dos residentes com quem trabalhei, nos aprendizados que tive junto a coordenadora do programa e demais colegas com quem compartilhei essa experiência".

E os estudantes, o que dizem?

Uma obra feita por muitas mãos, não poderia deixar de citar os residentes em Geografia. José Alves Jr ressalta que a escrita do livro durante o programa de residência pedagógica foi uma jornada transformadora. "Mergulhei na pesquisa, aprimorei minhas habilidades e senti uma profunda satisfação por contribuir com o conhecimento educacional. O livro agora demonstra meu compromisso com a área e se tornou uma inspiração para seguir crescendo e impactando positivamente outros profissionais", explica.

A publicação também foi uma oportunidade para os estudantes da residência. Sandriely de Melo conta que nunca havia imaginado que escreveria e publicaria um livro. "Confesso que, apesar de sempre ter sido uma leitora assídua, nunca me imaginei participando da escrita de um livro. Nem nos meus maiores sonhos imaginei que a universidade me proporcionaria não só um, mas dois. O primeiro livro foi com o programa Pibid e agora teremos o segundo com o PRP. Ver a emoção dos meus avós, pescadores semianalfabetos orgulhosos e impressionados, dá sentido a luta por uma educação melhor", afirma.
Ismael dos Santos, participante do Pibid, afirma que a elaboração do livro refletiu num processo de construção do conhecimento. "Participar do Pibid não apenas implicou imersão no contexto educacional, mas também na esfera da pesquisa, desenvolvendo em nós a mentalidade de professor-pesquisador.

Assim, a criação do livro decorreu das nossas indagações, investigações e experiências pedagógicas no programa, no qual nos autoavaliávamos e reavaliávamos ao longo do processo", explica. "No contexto profissional, ter participação em um livro é simbólico e representa um diferencial para um educador, considerando que muitos profissionais na área resistem à prática da pesquisa e da escrita", completa.

Saiba mais

O livro pode ser acessado gratuitamente no site da editora CRV através do link. O lançamento físico será no evento de encerramento dos programas, agendado para a segunda quinzena do mês de abril.

A obra conta ainda com a participação da professora Lúcia de Fátima, da Faculdade de Letras (Fale), que contribuiu com um dos capítulos e da professora Suzana Barrios, do Centro de Educação (Cedu), que escreveu a contracapa.