Ufal empossa 36 novos servidores para os quatro campi e HU

Solenidade foi marcada pela emoção dos empossados e dos familiares
Por Lenilda Luna - jornalista
29/01/2024 15h58 - Atualizado em 30/01/2024 às 10h14

Mais uma manhã de emoção, nesta segunda-feira (29), durante a posse de 36 novos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo 35 técnico-administrativos, em vários cargos, e uma docente. A Sala dos Conselhos ficou lotada, em solenidade presidida pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington Pereira, e coordenação do Diretor do Departamento de Pessoas, Bruno Moraes

Entre os novos servidores, alguns vieram de outros estados, mas também foram convocados vários egressos da Ufal, que manifestaram a alegria de voltar como servidores para a instituição onde se formaram e fizeram pós-graduação. Nos cargos preenchidos nesta posse, foram contemplados os quatro campi e o Hospital Universitário (HU).

Marina Lins terminou a graduação em 2009 e foi trabalhar na iniciativa privada, mas queria voltar para a Ufal. “Continuei estudando e pra mim foi uma grande surpresa a aprovação, porque quando fiz as provas, estava no final da gestação do meu filho. Hoje venho comemorar essa conquista com a minha família”, falou a servidora emocionada, que vai exercer as funções de administradora da Unidade de Viçosa.

Já Ana Paula Santana, que foi empossada como docente do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), veio de Minas Gerais. “Não pude trazer minha família para esse dia tão importante. Mas agradeço ao sr. José Paulo, gari, e à dona Renilda, costureira, e aos meus irmãos e professores, que deixaram meu caminho muito mais fácil. Agradeço aos governos que investiram na Educação Pública de qualidade e permitiram que jovens como eu entrassem na Universidade”, declarou a servidora.

Fernando Milton, que foi empossado como pedagogo, estava bastante feliz na solenidade. “Voltar à Ufal é uma honra. Foi aqui que eu estudei e passei boa parte da minha vida. Quando eu era estudante, costumava brincar que eu tinha dois pesos corporais, um durante as aulas, quando o restaurante universitário estava aberto, e outro nas férias, quando não conseguia me alimentar tão bem. Entrar nesta universidade é uma transformação de vida”, contou o empossado.

A Orquestra Sinfônica Universitária (OSU) ganhou reforço. Iannara Xavier veio de João Pessoa para tomar posse do cargo de música violonista. “Eu comecei a tocar muito jovem na igreja, depois fiz curso técnico de Música, no Instituto Federal e graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi o professor do IF, Danilo Cardoso, que me avisou do concurso e me apoiou nesta seleção. Agradeço a ele e a minha família por este sonho realizado , celebrou a musicista.

Entre os muitos registros emocionantes desta posse, destaca-se o momento em que o professor Cícero Calazans, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), foi chamado para entregar o termo de posse para a filha dele, Leila Calazans, no cargo de médica clínica do HU. “Eu sou professor, mas já fui técnico-administrativo e estudante desta instituição. É indescritível a emoção de dar posse à minha filha. É uma continuidade da nossa família nesta comunidade universitária”, declarou o professor.

Leila, por sua vez, falou emocionada sobre a homenagem de receber o documento oficial das mãos do pai. “Não posso nem descrever esse sentimento para vocês. Não é só um vínculo institucional. Eu cresci nesta universidade. Desde a década de 1990 eu frequento esse campus. Estudei e me formei aqui. É muito gratificante e inesquecível. Só tenho a agradecer”, comemorou a médica.

O reitor Josealdo Tonholo e a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, não presidiram formalmente a posse porque aguardam ainda a nomeação na nova gestão. Mas fizeram questão de participar e cumprimentar os novos servidores. “É sempre uma alegria receber servidores para esta grande instituição, que está presente com unidades em oito municípios, em mais dezesseis com Educação a Distância (EAD), mas recebe estudantes dos 102 municípios alagoanos e de vários estados”, saudou o reitor.

Ele destacou a importância socioeconômica da Ufal para o estado de Alagoas. “Um dos estados com indicadores sociais mais precários do país, que tem a Universidade como uma instituição estratégica para o desenvolvimento local. Ressalto também a importância das políticas afirmativas, que possibilitaram que a Universidade seja diversa e representativa de toda a sociedade”, finalizou o reitor.

Vejam as fotos da solenidade de posse aqui.