Região Metropolitana de Maceió é tema de debate de docentes da Ufal

Evento acontece na próxima segunda (29), das 10h ao meio-dia, de forma on-line
Por Deriky Pereira – jornalista
26/01/2024 16h10 - Atualizado em 26/01/2024 às 16h50

Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão participar da segunda edição do Debate de Interesse Metropolitano (DIM) do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió (PDUI RMM). O evento, coordenado pela docente Regina Dulce Lins, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), será realizado na próxima segunda-feira (29), das 10h às 12h, numa sala de reuniões virtual. Quem quiser acompanhar as discussões pode acompanhar ao vivo no link. Posteriormente será disponibilizado o vídeo do debate no canal do PDUI RMM no Youtube.

Serão convidados os docentes: Cícero Péricles, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que vai falar sobre a Dinâmica produtiva e estímulos à Economia da Região Metropolitana de Maceió; Lindemberg Medeiros, da FAU, que vai falar sobre A expansão do turismo e as questões econômicas, sociais e ambientais na Região Metropolitana de Maceió; e Leonardo Leal, do Campus Arapiraca, que falará sobre O Banco Laguna e a utilização de moedas sociais no âmbito metropolitano.

“Busca-se com este Debate de Interesse Metropolitano, dada a amplitude do tema, recortar questões que integrem as temáticas associadas ao território metropolitano onde são observadas a partir das perspectivas de três especialistas. Para tanto, eles terão de 25 a 30 minutos sendo cada fala com debate aberto aos três participantes após as três exposições”, explicam os organizadores do evento.

Importância da discussão

O desenvolvimento socioeconômico é uma importante Função Pública de Interesse Comum (FPIC) discutida na primeira fase do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió, conforme preconiza a Lei Complementar nº 50/2019 que dispõe sobre o Sistema Gestor Metropolitano de Maceió.

Assim, compreende-se que as dinâmicas relacionadas à estrutura produtiva, ao emprego e à renda não devem ser pensadas na escala dos municípios, uma vez que existe um inter-relacionamento cada vez maior entre os lugares de moradia, trabalho e estudo, conforme atestado pelos diversos Censos Demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Portanto, esses temas exigem uma abordagem baseada em um novo arranjo territorial integrado, o metropolitano, que reúne 13 municípios: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba”, complementam os organizadores do Debate.

Edição anterior

A primeira edição do DIM também contou com a participação de pesquisadores da Ufal, tais como Vladimir Caramori e Pedro Lucas Brito, ambos do Centro de Tecnologia (Ctec) e Emerson Soares, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). Clique aqui e veja como foi o primeiro Debate de Interesse Metropolitano.

Sobre o PDUI

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maceió (RMM) tem como objetivo a criação de políticas públicas para promover qualidade de vida, além de melhorar as condições territoriais dos 13 municípios que compõem o entorno da capital alagoana.

O documento, coordenado pela professora Regina Dulce Lins, vem sendo elaborado desde setembro de 2022 e já contou com outros eventos para maior conhecimento do grande público, tal como o Seminário Nacional Governança Metropolitana, realizado em julho do ano passado.

Clique aqui e saiba mais detalhes.