Reitor dá posse a professores para Escola de Enfermagem e Centro de Educação

Givanya Bezerra de Melo e Pedro Paulo Viana Figueiredo, agora, integram o quadro de docentes da Ufal
Por Simoneide Araújo – jornalista
26/09/2023 15h46 - Atualizado em 26/09/2023 às 15h47

A Universidade Federal de Alagoas recebe dois novos servidores que vão integrar o quadro de docentes. Na última sexta (22), o reitor Josealdo Tonholo deu posse à professora Givanya Bezerra de Melo, que vai para a Escola de Enfermagem (Eenf), e ao professor Pedro Paulo Viana Figueiredo, integrante do Centro de Educação (Cedu).

O rito de acolhida realizado no gabinete do reitor teve a participação da diretora da Eenf, Maria Cícera Albuquerque, e várias de docentes da Escola; o coordenador do curso de Pedagogia, Eraldo Ferraz; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira; o diretor do Departamento de Administração de Pessoal, Bruno Morais, e a diretora adjunta Elma Fabiane Santos; e o secretário da Comissão de Ética do Servidor Público, Diego Arcanjo. Familiares dos dois novos docentes também prestigiaram a cerimônia.

Tonholo deu as boas-vindas e fez um panorama de como está a Ufal atualmente e falou do quanto a instituição é importante para o estado, a colocando como o maior vetor de desenvolvimento para Alagoas. “Vocês terão um belo desafio pela frente e espero que vocês consigam desenvolver a capacidade de ser feliz aqui na nossa Universidade e tenham orgulho de fazer parte dela. Sintam-se acolhidos por toda nossa comunidade”, enfatizou o reitor.

A professora empossada agradeceu a acolhida e destacou o apoio da sua família para que ela conquistasse mais esse degrau em sua trajetória. “Quero agradecer primeiramente a Deus e minha família - minha mãe, meu esposo, minha filha que sempre me apoiaram. Minha mãe sempre prezou pela nossa educação. Nascemos no Piauí, num interior muito distante da capital. Após a morte de meu pai, que era alagoano, minha mãe decidiu vir para Maceió para priorizar nossos estudos, porque na cidade onde morávamos não havia condições de estudar. Sempre gostei de estudar, mas minha trajetória foi muito difícil”, lembrou Givanya.

Fiz  graduação e mestrado na Ufal e doutorado em Recife. Durante três anos eu vivi entre Maceió, Campina Grande, onde passei num concurso, e Recife. Abri mão de muita coisa para conseguir defender o doutorado”, contou, ao revelar que teve apoio de todos da sua família para, hoje, estar aqui, tomando posse na Ufal.

Estou feliz em ser recebida pela professora Cícera [Albuquerque, diretora da Eenf], que foi minha orientadora da graduação e do mestrado. Vim para somar porque acredito na educação”, revelou a nova docente ao ser abraçada pela diretora e receber o termo de posse. “É uma satisfação muito grande recebê-la. Sei de sua luta, sua garra para conquistar esse espaço”, disse Cícera Albuquerque.

O professor Pedro é de Recife, onde se graduou em Psicologia e fez mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É doutor pela PUC de São Paulo e disse estar em Maceió para enfrentar mais um desafio em sua vida. “Mesmo tendo investido em minha formação, emendando graduação, mestrado e doutorado, achava que a vida acadêmica não era para mim, mas minha esposa sempre me incentivou para eu fazer concurso e aqui estou eu enfrentando esse desafio”, ressaltou ao destacar o apoio recebido por sua família, sua mãe e sua irmã.