Docente lança livro sobre educação e reincidência no sistema prisional

Lançamento acontece no próximo dia 9 de outubro na Reitoria
Por Jacqueline Freire - jornalista
22/09/2023 16h25 - Atualizado em 05/10/2023 às 16h22

No dia 9 de outubro, às 14h, acontece no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas (Seplal). Logo em seguida, às 16h, será lançado o livro “Reincidência no sistema prisional e sua relação com processos educativos”, da professora Conceição Valença, do Centro de Educação da Ufal.

O objetivo do estudo foi compreender fatores que influenciam na participação de apenados reincidentes, em regime fechado, em processos educacionais (escolares e/ou não escolares) e sua relação com as taxas de reincidência do sistema prisional do estado de Alagoas. No contexto das políticas públicas para a educação em prisões, a autora discute conceitos de educação e perspectivas de ressocialização como processo para o retorno de pessoas privadas de liberdade à sociedade.

“Dentre os principais achados, destacam-se baixa participação de reincidentes em processos educacionais e os percentuais de reincidência e de participação dessas pessoas em processos educativos que são desproporcionais, vão em direções distintas; mas, a educação é reconhecida como direito fundamental”, explica a professora.

Sua pesquisa de pós-doutorado surgiu pelo interesse de entender a relação educação e reincidência no sistema prisional, reconhecida aquela como direito fundamental, bem como o aumento permanente da população carcerária e a falta de informações sobre a participação de pessoas presas reincidentes em processos educacionais.

O livro

O livro é resultado da pesquisa do Estágio Pós-doutoral da professora, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do professor Timothy Denis Ireland, realizado entre abril de 2022 e abril de 2023.

A arte da capa foi produzida por uma pessoa que está cumprindo pena no sistema prisional de Alagoas.

A professora Conceição Valença, que é docente do Centro de Educação da Ufal, é líder do Grupo de Pesquisa e Extensão CNPq Educação em Prisões (GPEP) e já participou da produção e organização de dois livros deste grupo. Dentre as atividades de ensino leciona a disciplina de “Políticas Públicas para Educação em Prisões, no curso de Pedagogia.

Ela é pesquisadora de educação em prisões há mais de 20 anos, tendo iniciado os estudos e experiências investigativas na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, durante o período em que atuou numa Instituição de Educação Superior em Caruaru/PE. Em seu trabalho na Ufal foi coordenadora de projeto de pesquisa do Pibic no âmbito prisional, com estudantes de Pedagogia e já orientou mais de 12 Trabalhos de Conclusão de Curso com objetos de pesquisa relacionados ao sistema penitenciário.

Seplal

O 3º Seminário de Educação em Contexto de Privação de Liberdade de Alagoas (Seplal) discute o tema: Dignidade Humana, Privação e Políticas Públicas. O evento acontece nos dias 9 e 10 de outubro no auditório da Reitoria da Ufal e deve integrar pesquisadores, extensionistas, estudantes e professores da Educação Básica e Superior, profissionais dos sistemas prisional e socioeducativo e servidores de diferentes áreas do conhecimento para discussões e reflexões acerca da educação em contexto de privação de liberdade, na perspectiva da dignidade humana e do direito à educação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente pelo formulário eletrônico.