Proginst participa de evento nacional sobre desenvolvimento sustentável

Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae; Ufal é única instituição federal do estado a investir em parceria com a entidade
Por Izadora Garcia - relações públicas
22/08/2023 15h42
José Edson Lima

José Edson Lima

A Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença no evento Transformar Juntos, promovido pelo Sebrae no início do mês. O coordenador de Administração de Suprimentos e Serviços, José Edson Lima, representou a instituição durante a atividade que reuniu microempreendedores e agentes públicos para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável.

O Transformar Juntos faz parte da junção de programas do Sebrae: o Fomenta e Brasil Mais Simples, que são referências nacionais na participação das micro e pequenas empresas (MPE) nas compras públicas e na desburocratização. Durante o evento aconteceram painéis temáticos e conferências sobre assuntos relativos ao desenvolvimento nacional sustentável.

Os palestrantes da edição foram Tiago Quintela, especialista em Políticas Nacionais da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industria (Unido); Mário Santiago, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal; João Gustavo Loureiro, diretor do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cipoa); Vicente de Carvalho, fundador da Razões para Acreditar, e Uallace Moreira Lima, da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (Sdic) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

De acordo com José Edson Lima, a participação da Ufal foi estratégica, visto que a Universidade é a única instituição federal de Alagoas que fechou parceria com o Sebrae no sentido de fomentar a participação de empresas locais nos contratos e licitações executados.

O Sebrae fez esse convite e ficamos muito felizes em participar por entendemos a importância dessa questão e as vantagens para a Ufal e para o estado. Estamos aplicando benefícios previstos em lei para estimular essa participação de empresas locais nas nossas licitações. A ideia é obter entrega mais rápida, menor custo pela redução da logística e, claro, fazer com que o recurso que utilizamos nas nossas contratações fiquem em Alagoas, fomentando o desenvolvimento sustentável”, explicou.

Para mais informações sobre o evento e próximas edições, acesse o site.