Neurociência e Educação na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Professor Rafael Nunes compartilha descobertas baseadas em neurociência sobre como superar os desafios de concentração e absorção de conhecimento.
Por Iara Melo – jornalista / Renner Boldrino - fotógrafo
16/08/2023 16h47 - Atualizado em 16/08/2023 às 18h27

A noite da última segunda-feira (14) foi marcada pela palestra do professor do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rafael Nunes, intitulada “Eu não consigo ler um Livro”. O momento serviu para marcar o lançamento do livro “O código da Aprendizagem”, escrito pelo docente que compartilhou suas descobertas e insights sobre um método inovador de leitura e estudos que ele desenvolveu com base na neurociência.

O professor aprofundou-se em sua própria jornada de aprendizado, destacando os desafios que enfrentou durante sua carreira acadêmica e como isso o inspirou a buscar abordagens alternativas para aprimorar o processo de aprendizagem: “Percebi que vários alunos tinham dificuldade tanto de estudar quanto de ler, e isso se tornou uma inquietação minha. Comecei a pesquisar sobre neurociência, sobre psicologia do aprendizado e venho sempre me especializando cada vez mais”, declarou.

Ele explicou como o cérebro humano processa informações e como é possível otimizar a leitura e o estudo para uma absorção mais eficiente do conhecimento. Segundo Rafael, com o avanço das redes sociais, as pessoas foram desenvolvendo maior grau de imediatismo, o que gera comportamentos como o aumento da ansiedade e perda de foco, o que pode afastá-las dos estudos.

Ciência e abordagem prática

Com uma abordagem baseada em Ciência e uma abordagem prática para aprimorar a aprendizagem, o professor Rafael Nunes demonstrou ser uma voz inovadora no campo da educação. Sua palestra na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas não apenas inspirou os presentes, mas também prometeu impactar positivamente a forma como as pessoas encaram o processo de aprendizagem e leitura no mundo moderno.

Para Rodrigo Neves, um dos ouvintes da palestra, o momento foi extremamente agregador e se fez necessário nos dias atuais. “Infelizmente temos uma parcela significativa da sociedade que está muito dispersa no que se refere a ter atenção para aquisição de conhecimento e essa palestra nos deu um direcionamento e trouxe um alerta para todos nós”, afirmou Rodrigo.

Sobre a Bienal

A 10ª Edição da Bienal Internacional do Livro segue até o dia 20 de agosto, sempre das 10h às 22h, no Centro Cultural de Convenções Ruth Cardoso. A entrada é franca. Para conhecer com antecedência a programação completa, visite o site do evento e siga-nos nas redes sociais: @‌bienaldealagoas. Estamos no Threads, no Instagram e no Facebook. As fotos oficiais podem ser vistas no Flickr.