Livro marca mais uma ação do curso de Educação Física do Campus Arapiraca

Obra é fruto do trabalho do grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde
Por Diana Monteiro - jornalista
10/08/2023 17h17 - Atualizado em 11/08/2023 às 13h12

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a escola é um importante ambiente não apenas para a educação em saúde, mas, também, para a promoção da saúde. Também destaca a necessidade de implementação de programas com essa temática nas escolas, dentre eles, os de incentivo à prática de atividade física. Visando contribuir com a discussão acerca da promoção de ambientes escolares mais ativos para os estudantes, um grupo de pesquisadores do curso de licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lança o livro Escola e Promoção da Saúde: evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência.

O livro, dividido em nove capítulos, foi escrito por alunos de pós-graduação, profissionais e professores universitários pertencentes ao grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), coordenador pelo docente Leonardo Gomes de Oliveira Luz. “A obra destaca desde o cenário atual dos comportamentos ativo e sedentário dos jovens brasileiros, passando pelo referencial teórico e desenvolvimento de projetos de promoção da atividade física em diferentes contextos e regiões do Brasil, até a discussão acerca da formação de professores sob a perspectiva de uma educação física inclusiva”, enfatizou Leonardo Luz.

O pesquisador informa que, recentemente, a OMS ratificou a importância da escola como ambiente democrático e estimulador para a prática de atividades físicas no documento intitulado Promoting physical activity through schools: policy brief. Esse documento propõe o incentivo à prática de atividade física em seis diferentes domínios: aulas de educação física de qualidade; transporte ativo; oportunidades de movimento antes e depois da escola; oportunidades no recreio e recesso; salas de aula ativas; e promoção da atividade física para aqueles que têm necessidades adicionais. Inclusive, há citação desse texto no capítulo 8 da obra.

O livro será lançado pela Editora Perfomance, de Arapiraca, no dia 14 deste mês, às 18h, no estande da Academia de Letras nº 5, na 10ª Bienal Internacional do Livro dde Alagoas, mas já está disponível neste link.

Sobre o Lacaps

O grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps) foi criado em 2009 e encontra-se registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil [Lattes]. Leonardo Luz explica que, inicialmente, os docentes pesquisadores do Lacaps direcionaram o foco do grupo no incentivo à continuidade da formação acadêmica dos estudantes, incentivando-os a participação em eventos científicos e preparando-os para ingressarem em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Isto, segundo o professor, com o intuito de elevarem o seu nível de qualificação e, consequentemente, ampliar o quantitativo de pesquisadores mais qualificados no grupo.

“Ao longo de sua existência, o Lacaps vem atingindo plenamente este objetivo, pois, atualmente, conta com mais de 50% dos seus pesquisadores sendo egressos da graduação da Ufal, tendo concluído mestrado e alguns já cursando doutorado em outras instituições de ensino superior.
Concomitantemente, o Laboratório vem conduzido projetos de pesquisa e extensão com resultados sólidos e significativos, que resultaram em várias publicações em periódicos nacionais e internacionais, além de participação em eventos importantes nas áreas das ciências da saúde e da educação física”, comemorou o pesquisador.

Com variados artigos científicos publicados, Leonardo Luz é mestre em Educação Física, com doutorado concluído no Programa de Ciências do Desporto, ramo da atividade física e saúde, na Universidade de Coimbra (Portugal).

No destaque da importância acadêmica e científica para a formação qualificada de recursos humanos, em seus 13 anos de atividades, o Lacaps organizou e participou de vários eventos científicos. Ressalta-se, também, a organização das quatro edições do Encontro Arapiraquense sobre Atividade Física, Esporte e Saúde (Encaafes) do município.

“O Encaafes surgiu a partir da demanda, levantada em 2016, que demonstrou necessidade de atualização dos profissionais das áreas das ciências da saúde e educação física da cidade de Arapiraca, além da escassez de eventos nestas áreas na cidade e regiões circunvizinhas. Assim, buscou-se a realização do evento científico, o qual, organizado em modalidade presencial em suas duas primeiras edições, teve participação de cerca de 200 pessoas, em cada edição, a de 2016 e a de 2018”, afirmou Leonardo.

A primeira edição do encontro teve como temática central A importância do esporte e da atividade física na formação de jovens, e, na segunda, abordou os 10 anos do Lacaps. Por conta da pandemia da covid-19, a terceira edição do Encaafes, em 2020, foi realizada de forma remota e contou com cerca de 500 inscritos, oriundos de todas as regiões do Brasil. O tema abordado foi Perspectivas da Educação em Saúde no Brasil no século 21.

Em 2021, quando da quarta edição, o evento também foi remoto e registrou 961 inscritos de todos os estados brasileiros. O que demonstra a competência acadêmica e científica do Lacaps da Ufal em conexão com os avanços da área de atuação com foco na promoção da saúde.