Edufal e Fapeal promovem lançamentos de obras na Bienal

Além dos livros lançados no evento, outras produções também serão publicadas até o final do ano
Por Elaine Rodrigues – jornalista / Mitchel Leonardo - fotógrafo
21/08/2023 15h14 - Atualizado em 21/08/2023 às 16h06

Cinco obras científicas inéditas de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu foram lançadas na noite do sábado (19) na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O Café Literário, no estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), recebeu os autores que submeteram suas produções ao edital nº 01/2022, uma parceria da editora universitária com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

O pró-reitor de Gestão Institucional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jarman Aderico, representando o reitor Josealdo Tonholo, afirmou que essa parceria representa um símbolo de resistência. “Ninguém tem dúvida da tentativa de apagão da ciência e do conhecimento no Brasil. Ter a Fapeal mais uma vez parceira da Edufal, em um novo edital é um grande símbolo de resistência. Conhecimento não tem limites”, destacou.

De acordo com o diretor-executivo da Fapeal, João Vicente Lima, na ocasião representando o diretor-presidente do órgão, Fábio Guedes Gomes, a fundação vem atuando desde 2015 para democratizar o acesso aos recursos e mais de 300 obras receberam esse apoio, em parceria com a Edufal.

“Até o final do ano, teremos as obras que complementam essa coleção e teremos o lançamento da coletânea de teses e dissertações, que os programas enviaram para nós. Com isso a gente quer, mais do que nunca, incentivar vocês a darem publicidade àquilo que fazem”, incentivou Vicente.

A iniciativa também tem o objetivo de contribuir para a avaliação de programas de pós-graduação no estado, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). E toda a coleção lançada na Bienal do Livro é dedicada ao professor emérito da Ufal, Sávio de Almeida, grande pesquisador alagoano que faleceu em 2023.

Por um Nordeste Desdobrado

A obra Por um Nordeste Desdobrado: veredas e devires da pesquisa em Psicologia foi organizada pelo professor de Psicologia da Ufal, Lázaro Batista, possui nove capítulos e tem a participação de cerca de 20 pesquisadores, entre estudantes de pós-graduação, professores universitários e docentes da pós-graduação do Nordeste.

“É uma coletânea de textos de psicologia sobre o nordeste brasileiro. A ideia é de tentar entender como é que o Nordeste se constitui e, ao mesmo tempo, é uma tentativa de crítica às representações usais que fazem do Nordeste, que, na verdade, são muitos mundos e não dá para reduzir em uma tentativa de chamar de o’ Nordeste’”, detalhou Lázaro.

O professor lembrou que a ideia do livro surgiu desde o mestrado dele, mas só foi possível viabilizá-la por meio do edital da Fapeal em parceria com a Edufal. E destacou também que esse lançamento e os demais que ocorreram durante a Bienal somam cerca de dez novas obras somente da área de psicologia, novas produções que vão ajudar estudantes de graduação e pós-graduação.

Outras obras

Também foram lançadas outras quatro produções selecionadas pelo edital 01/2023 da Edufal e da Fapeal. São elas: Ensino de História: políticas e formação de professores (as), organizada por Andréa Araujo da Silva; Mulheres e Cativeiros: entre a pena-penitência e o direito, organizada por Maria Adriana Torres; Residência, Resistências e Serviço Social: reflexões acerca da residência multiprofissional no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes/Ufal, organizada por Andrea Pacheco de Mesquita; e A Ação Docente: desvelando o currículo na EJA, de autoria de Jenaice Ferro.

Dilemas e Sentimentos Morais na Contemporaneidade

Ainda na noite do sábado, foi lançada a obra do conselheiro da Edufal, Anderson Alencar, intitulada Ensaios sobre Dilemas e Sentimentos Morais na Contemporaneidade: reconhecimento, privação e sofrimento.

“Esse livro surge de uma dupla perspectiva. A primeira é pensar o sistema socioeducativo. A segunda parte do livro foi a minha experiência com o Laca [Lar de Amparo à Criança para Adoção]. Foi sobretudo ali que comecei a descobrir as raízes do desamparo, do abandono”, explicou Anderson Alencar.

As fotos oficiais do evento podem ser vistas pelo perfil do Flickr.